Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Em que consiste a recusa peremptória de jurados no Tribunal do Júri? - Andrea Russar Rachel

    há 15 anos

    A recusa peremptória de jurados no Tribunal do Júri, prevista no art. 468 do CPP (abaixo transcrito), consiste na possibilidade tanto da defesa quanto da acusação recusar, sem justificativa, até 3 (três) jurados sorteados quando da formação do Conselho de Sentença.

    É importante ressaltar que a recusa peremptória não afasta a possibilidade de se recusar outros jurados, desde que a recusa seja justificada.

    Art. 468. À medida que as cédulas forem sendo retiradas da urna, o juiz presidente as lerá, e a defesa e, depois dela, o Ministério Público poderão recusar os jurados sorteados, até 3 (três) cada parte, sem motivar a recusa. (Redação dada pela Lei nº 11.689 , de 2008)

    Parágrafo único. O jurado recusado imotivadamente por qualquer das partes será excluído daquela sessão de instrução e julgamento, prosseguindo-se o sorteio para a composição do Conselho de Sentença com os jurados remanescentes. (Incluído pela Lei nº 11.689 , de 2008)

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876096
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4769
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-que-consiste-a-recusa-peremptoria-de-jurados-no-tribunal-do-juri-andrea-russar-rachel/941628

    Informações relacionadas

    Luiz Flávio Gomes, Político
    Artigoshá 12 anos

    O que se entende por recusa peremptória no tribunal do júri?

    Caio de Sousa Mendes, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    O uso das algemas no plenário do júri

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    O que se entende por estouro de urna? - Luana Souza Delitti

    Caio de Sousa Mendes, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Recusa dos jurados no tribunal do júri

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-84.2019.8.13.0480 MG

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    A recusa peremptória,mesmo prevista no CPP art 468 deveria ser revista, porque os motivos dessa recusa tem sido os mais fúteis !uso o termo para não ser deselegante a coisa é imbecil por demais.
    O cidadão se expõe o Estado não oferece nenhum auxílio pecuniário e ainda , acham pouco os advogados e promotores o cidadão ou cidadã ter que ficar expostos ao ridiculo de ser REJEITADO termo correto .Espero que um dia essa pratica espúria seja abolida.O magistrado sorteou pronto acabou ,o cidadão está lá porque tem mérito de ocupar aquele lugar . continuar lendo