Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

Empregado garante a migração de plano de saúde empresarial cancelado para plano individual

há 8 anos

Devido ao alto custo mensal do plano de saúde oferecido a seus empregados, uma empresa foi forçada a solicitar à Sulamérica Saúde o cancelamento da apólice.

Empregado garante a migrao de plano de sade empresarial cancelado para plano individual

A fim de não ficarem sem cobertura médico-hospitalar, alguns empregados optaram então por pleitear a migração do plano empresarial cancelado para planos individuais/familiares.

A Sulamérica, no entanto, argumentando que somente comercializa planos coletivos, se negou a fazer a mudança.

Diante disso, uma das beneficiárias do antigo plano empresarial, decidiu exigir na Justiça a migração do plano coletivo para o individual.

O advogado da beneficiária, Luciano Correia Bueno Brandão, especialista em planos de saúde do escritório Bueno Brandão Advocacia, explica que, “no caso de cancelamento da apólice do plano empresarial por iniciativa do empregador ou mesmo do convênio, os empregados beneficiários que desejarem, tem assegurado o direito de exercerem a portabilidade especial para planos individuais/familiares, por mais que os convênios aleguem que não comercializem este tipo de produtos”.

A Juíza Valéria Longobardi, da 29ª Vara Cível de São Paulo, aceitou a argumentação e concedeu liminar para determinar à Sulamérica que “providencie a migração das requerentes para plano individual/familiar em idênticas condições de cobertura e abrangência, com aproveitamento das carências já cumpridas e do atendimento médico em vigor, mediante pagamento integral das mensalidades“.

Fonte: Bueno Brandão Advocacia

  • Sobre o autorAdvogado especialista em Direito Médico e à Saúde
  • Publicações128
  • Seguidores188
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações421
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregado-garante-a-migracao-de-plano-de-saude-empresarial-cancelado-para-plano-individual/302537046

Informações relacionadas

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

Na migração do plano de saúde coletivo empresarial para o individual, há o direito de continuar pagando o mesmo valor de mensalidade?

Ricardo Vieira, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Ação indenizatória por danos morais, com pedido de liminar inaudita altera pars

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa tarde.
Espero que esteja tudo bem por ai.
Acabo de receber um comunicado da Unimed BH de cancelamento do meu plano de saúde, a partir de 30/11/2022.
Ocorre que o meu plano é vinculado ao contrato da Aethra Sistemas Automotivos, última empresa onde trabalhei. Sou aposentado pelo INSS por essa empresa a alguns anos. Fato é que a Aethta solicitou o cancelamento do contrato com a Unimed, o que, por consequência , enseja o cancelamento do meu contrato também (em tese).
No comunicado a Unimed me informa da possibilidade de migração do meu contrato para um plano individual, sem observar carências.
Como sabemos, estes planos de saúde individuais hoje são extremamente caros, fora da minha realidade financeira.
Pago hoje para mim e minha esposa algo em torno de R$ 652,00 mensais , mais co- participações, o que nos é razoável.
Pago este plano Unimed integralmente a mais de 15 anos. Sempre paguei 100% dos custos mensais. Antes disso paguei outros planos de saúde privados por toda a minha vida profissional. Por mais de 35 anos no total.
O fato é que sou portador de câncer, diagnosticado em 3 ocasiões distintas. Já fui inclusive isentado do pagamento de IR sobre meu salário pela Receita Federal, em Sentença Judicial Transitada em julgado.
Isto posto, gostaria de uma opinião de vocês para avaliarmos o inicio imediato de uma Ação Judicial almejando minha continuidade como segurado Unimed, nas mesmas condições contratuais que tenho hoje, inclusive financeiras.
Aguardo breve retorno.
Obrigado.
Luiz Fernando Pavan Perillo
31 9 99723192
luizpavan47@gmail.com continuar lendo

Doutor poderia nos disponibilizar o número do processo? continuar lendo