Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Empregado pode se ausentar para provas

há 12 anos

Aprovado no Senado, projeto libera saída para concurso.

O Senado aprovou ontem projeto que permite ao trabalhador se ausentar do emprego por até oito horas por mês para fazer concurso público ou prova em estabelecimento educacional. O projeto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para incluir o benefício ao trabalhador. O texto foi aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Por isso, só vai ser votado em plenário se houver recurso apresentado por mais de oito senadores. Do contrário, segue direto para análise da Câmara dos Deputados.

O projeto inicial previa a possibilidade de ausência do emprego só para trabalhadores matriculados em estabelecimento de ensino regular. Com a mudança, a regra vale para todos os trabalhadores que desejarem participar de seleções públicas.

A melhor forma de garantir a melhoria de vida do trabalhador é permitir que possa se ausentar para provas, diz o senador Cícero Lucena (PSDB-PB), que foi o relator. Para ele, o projeto não traz prejuízos a empregadores porque são no máximo oito horas, consecutivas ou não, a cada 30 dias, não acumuláveis, o que não causaria grande mudança para as empresas privadas.

CRÉDITO

Também foi aprovada pelo Senado a Medida Provisória 548, que libera créditos extraordinários para o Ministério da Educação no valor de R$ 460 milhões. A verba será destinada ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), especificamente para a concessão de bolsas a estudantes e trabalhadores.

Os senadores de oposição anunciaram que entrarão com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a MP. Apesar de concordarem com o mérito da medida e considerarem as bolsas importantes, os oposicionistas reclamam que a matéria tenha chegado ao Congresso por meio de MP.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) alegou que a liberação de créditos extraordinários só poderia ser solicitada pelo Executivo se esses recursos não pudessem ser previstos anteriormente.

  • Publicações16584
  • Seguidores138
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações32156
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregado-pode-se-ausentar-para-provas/3064982

Informações relacionadas

Victor Reis, Advogado
Artigoshá 7 anos

Empregado que falta trabalho para fazer vestibular não pode ter dia descontado

Notíciashá 10 anos

Direito de empregado compensar horas para fazer concurso é aprovado

Academia Brasileira de Direito
Notíciashá 12 anos

Projeto autoriza falta de empregado que estiver prestando concurso

Advocacia e Concursos Jurídicos, Procurador e Advogado Público
Artigoshá 4 anos

É possível o afastamento de servidor efetivo para participar de etapa de outro concurso? Qual a licença a ser requerida pelo servidor?

Felix Brito dos Santos Neto, Advogado
Artigoshá 3 meses

Empresa é obrigada a deixar funcionário sair mais cedo para provas na faculdade?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)