Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Empresa é condenada por controlar uso de banheiro por funcionária.

Publicado por Campagnoli Advocacia
há 6 meses

A 17ª turma do TRT da 2ª Região condenou uma empresa de telemarketing a indenizar em R$ 4 mil uma operadora de atendimento por danos morais pelo controle excessivo do uso do banheiro. A decisão reforma entendimento do juízo de origem.

No processo, a trabalhadora alegou que só poderia sair do ponto de trabalho para usar o sanitário em horários de pausa determinados pela empresa, sendo vedado o uso das instalações fora desses períodos.

A empresa, por outro lado, argumentou que estava agindo no estrito uso do seu poder de direção, possibilitando a organização das atividades. Alegou, ainda, que somente orientava os empregados profissionais que indicassem no sistema a marcação de pausa particular quando precisavam usar o banheiro, permitindo controle das operações pelo supervisor.

As testemunhas ouvidas confirmaram haver controle de tempo e limitação de uso, inclusive sob ameaça de sanções disciplinares. Além disso, documentos nos autos mostraram que a quantidade e a duração das pausas eram elementos que influenciavam nas metas dos empregados.

A desembargadora relatora do caso, Catarina Von Zuben, afirmou que, "além de violarem princípios e regras constitucionais de saúde de trabalho, as condições afetaram a dignidade da autora, o que é agravado pela condição de mulher".

A magistrada acrescentou que é do empregador a responsabilidade de criar sistemas que permitam ao empregado a utilização de sanitários quando preciso, "sendo-lhe vedada a possibilidade de restringir essa utilização a pretexto da organização da atividade produtiva".

Fonte: Migalhas.

#campagnoliadvocacia #noticiasjuridicas #escritoriodeadvocacia #advogada #advocacia #reels #facebook #instagram #linkedin #campjus #advogado #saopaulo #direito #banheiro #trt2 #direitodotrabalho #direitotrabalhista #indenizacao #limitacao #controle #telemarketing #abuso #abusivo #empregado #empregador #empresa

  • Sobre o autorAdvocacia e Consultória Jurídica
  • Publicações193
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações14
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-e-condenada-por-controlar-uso-de-banheiro-por-funcionaria/2022605609

Informações relacionadas

Paschoini Advogados
Notíciashá 6 meses

Alesp aprova programa “Acordo Paulista” para negociação de dívidas tributárias

Wellington de Marchi, Advogado
Notíciashá 6 meses

Mãe de criança com TEA vai trabalhar menos, sem perda salarial, para cuidar do filho

Rafael Mello, Advogado
Notíciashá 6 meses

STF Autoriza Retomada de Imóveis de Devedor sem Necessidade de Decisão Judicial

Lei Federal 14.365/2022 : 10 conquistas dos advogados !

Cristiane Silva Queiroz, Advogado
Notíciashá 6 meses

Concurso da PMDF

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)