Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Empresas imobiliárias podem requerer imunidade de ITBI em transferência de imóvel para capital social

    há 3 anos

    O setor imobiliário está comemorando recentes decisões do judiciário. Os Tribunais de Justiça do Ceará e de São Paulo ampliaram a imunidade de ITBI para a transferência de imóvel, a fim de compor capital social da empresa. A notícia também é muito boa para holdings, que por concepção, integralizam capitais com imóveis.

    A questão está na interpretação da Constituição Federal – precisamente, parágrafo 2º, inciso I, do artigo 156, no que refere ao ITBI: “não incide sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital, nem sobre a transmissão de bens ou direitos decorrente de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica, salvo se, nesses casos, a atividade preponderante do adquirente for a compra e venda desses bens ou direitos, locação de bens imóveis ou arrendamento mercantil”.

    Em agosto de 2020 o Supremo Tribunal Federal decidiu que a imunidade de ITBI não existe para bens cujo valor exceda o limite do capital social a ser integralizado (RE 796376). Contudo, nesse julgamento, o Ministro Alexandre de Moraes ressaltou que a imunidade de ITBI se aplica as empresas com atividades preponderantemente imobiliária, e a ressalva do fim do texto constitucional se refere apenas à transmissão de bens e direitos decorrentes de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica.

    A tese de Alexandre de Moraes foi aprovada por maioria dos ministros do Supremo, e agora tem servido de base para julgamentos em outras esferas, como os do Tribunal de Justiça do Ceará e de São Paulo.

    Dessa forma, a recomendação é de que as empresas busquem esse direito na justiça. É possível entrar com uma ação antes da averbação pelo cartório, solicitando o não pagamento do ITBI (que é exigido na averbação), como também requerer a restituição do que foi pago indevidamente nos últimos cinco anos.

    Fonte: Jornal Valor Econômico.

    • Publicações93
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações70
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresas-imobiliarias-podem-requerer-imunidade-de-itbi-em-transferencia-de-imovel-para-capital-social/1227216474

    Informações relacionadas

    Ronaldo Del Fiol Modolo, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Processo Tributário, administrativo e judiciário

    Wellington de Marchi, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Imunidade do ITBI não alcança imóvel de valor maior do que o capital da empresa

    Enviar Soluções, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    Apreensão do carro por IPVA atrasado é ilegal e pode gerar indenização

    Marcílio Guedes Drummond, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Veículo não pode ser apreendido por estar com o IPVA atrasado

    Elena Lima, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    O ITBI e o Contrato de Promessa de Compra/Venda de Imóveis

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)