Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Enfermeira é demitida por aplicar injeção por cima da calça de paciente

Publicado por Sthefany Almeida
há 6 anos

Uma enfermeira foi demitida por justa causa após aplicar um medicamento injetável por cima da roupa de um paciente. O hospital afirmou que, ao aplicar a medicação sem qualquer assepsia, a empregada cometeu falta grave, além de infringir o código de ética de enfermagem.

De acordo com a profissional de saúde, o procedimento foi necessário tendo em vista que o enfermo "estava extremamente agressivo e estava sendo segurado por quatro pessoas, dentre elas seu superior hierárquico, que deu a ordem para aplicar a medicação". Disse ainda que o chefe assentiu que a aplicação fosse feita por cima da calça jeans que o paciente usava, não a impedindo ou repreendendo antes da efetivação do ato.

Para o perito judicial que atuou na causa, o procedimento adotado pela enfermeira "sem qualquer dúvida é intolerável". Além disso, ele relatou que "não é recomendável a aplicação de injeção sobre a vestimenta, mesmo em situações limítrofes, sem qualquer assepsia, em decorrência da possibilidade de ocorrer aparecimento de moléstias, tanto virais como bacterianas".

Segundo depoimento de uma das testemunhas, o paciente em questão estava tão inquieto "que ficava pulando na cadeira a ponto de quebrá-la". Outra testemunha também confirmou que ele estava muito agitado, todavia disse que "seria possível proceder a retirada da calça do paciente para assepsia e aplicação da injeção intramuscular”.

Ademais, o superior hierárquico da profissional declarou que não viu que a injeção seria aplicada sobre a vestimenta porque a enfermeira estava atrás dele. Relatou ainda que"ficou estarrecido com a situação e externou sua irresignação profissional de imediato levando, ato seguinte, relatório a seus superiores".

Na sentença, o juízo considerou válida a justa causa aplicada e destacou que a"situação narrada nos autos é grave, capaz de gerar grande estresse para os envolvidos. Contudo, espera-se de um profissional experiente como a autora, com mais de 10 anos de atuação só nesta empresa, calma e profissionalismo para lidar com situações desta natureza".

Pretendendo a reforma da decisão que julgara os pedidos totalmente improcedentes, a enfermeira interpôs recurso ordinário.

No acórdão, de relatoria do desembargador Antero Martins, a 6ª Turma do TRT da 2ª Região entendeu que a gravidade da conduta da empregada" é patente, mesmo em situações limítrofes, pois colocou em risco a vida do paciente ".

Os magistrados avaliaram ainda que a enfermeira não comprovou a alegação de que o superior hierárquico teria aprovado sua atitude." Restou confirmada a conduta imprudente da autora e, por outro lado, não ficou caracterizada a omissão, negligência ou concorrência do superior hierárquico ". Por conseguinte, a turma considerou devida a manutenção da justa causa.

(Processo nº 1002475-02.2016.5.02.0605)

fonte: TRT2

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações133
  • Seguidores84
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações673
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/enfermeira-e-demitida-por-aplicar-injecao-por-cima-da-calca-de-paciente/526520696

Informações relacionadas

Endireito Ciências Jurídicas
Notíciashá 5 anos

Família deve ser indenizada em R$ 100 mil por morte de criança no Hospital de Clínicas

Notíciashá 15 anos

Negligência de enfermeira enseja responsabilização de hospital

JurisWay
Notíciashá 13 anos

Mantida justa causa de enfermeira que quase aplicou numa criança soro com data de validad...

Enfermeira é demitida por aplicar injeção por cima da calça de paciente

Wellington de Marchi, Advogado
Notíciashá 5 meses

Família de paciente que morreu por negligência de hospital de SC receberá R$ 200 mil

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)