Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

[Enquete] Como você faz para atuar em nova área da advocacia?

Participe dessa enquete e descubra formas de se especializar em novas áreas da advocacia.

Publicado por Alcaires Mendes
há 6 anos

Acredito que esse seja o grande dilema na vida de todo advogado iniciante. O que fazer para conseguir atuar em novas áreas?

O que fazer quando você é advogado que atua na área cível e tem um cliente que te procura para ajuizar uma demanda trabalhista?

Opções que você tem.

Se você se encontrar nessa situação só lhe restam 3 opções:

  1. Você lamenta que não atua nessa área, indica ele para outro colega e faz com que os honorários contratuais e sucumbenciais daquela demanda vão para o bolso de outros colegas;

  2. Você informa o cliente que também atua nessa área trabalhista e utiliza modelos de petições para aprender na prática como elaborar as petições;

  3. Você informa o cliente que também atua na área trabalhista, mas prefere se especializar em cursos de aprimoramento prático e fazer as suas próprias petições.

Adeus Honorários!

O problema da opção número 1 é que se o cliente gostar da sua indicação, se ele precisar novamente de serviços advocatícios quem será que ele vai procurar? O advogado que resolveu o problema dele ou você que disse que não teria como resolver o seu problema?

E atualmente existem muitos advogados que atuam em diversas áreas de atuação. É sabido que quanto mais o advogado consegue se especializar, melhor ele estará posicionado no mercado de trabalho, mas como considerar especialista aquele advogado que acabou de retirar sua carteira da OAB?

Na minha visão isso é bastante complicado, até porque o advogado iniciante ainda nem teve tempo de construir sua reputação ainda. Por isso que no começo acho mais aconselhável estar preparado para atuar em diversas áreas e com o tempo ir construindo a sua imagem de especialista na sua área de interesse.

Como aumentar e conquistar uma clientela?

A maior dificuldade dos advogados recém formados, que não possuem parentes e amigos na área, é justamente a de conseguir clientes. Eu também vivi isso na pele e sei que é complicado. Bem diferente de quando você já tem parentes que atuam na área.

Aí é outra estória. Você ganha os clientes sem até mesmo eles saberem que você existe. Os clientes procuram seus familiares que já advogam faz tempo e você ganha demandas no colo e vai criando relacionamentos com clientes, é muito mais fácil.

Mas se você é iniciante e não tem parentes, nem amigos que te indiquem clientes, minha recomendação é que esteja preparado para atuar nas mais variadas áreas e se esforce para cativar aquele cliente com unhas e dentes para conquistar a confiança deles. Assim, você garante que os honorários ficarão com você em vez de ficarem com terceiros.

Outro fator importante é que deixando esse cliente satisfeito, ele trabalhará a seu favor fazendo o marketing de boca a boca e o próprio irá te procurar em demandas futuras que tiver pela frente.

Como você faz para atuar em uma nova área da advocacia?

Diante das consequências supracitadas, acho melhor ficarmos entre as opções de número 2 e 3. Justamente daí que vem a enquete descrita no título deste artigo. Considerando que você é advogado iniciante ou que pretende mudar de especialidade, como você se prepara para atuar em uma nova área da advocacia?

Na minha visão, a opção de número 2 e 3 tratam de dois caminhos, a aquisição de modelos de petições que vai te possibilitar um conhecimento mais rápido e de curto prazo ou então fazer cursos de aprimoramento prático ou pós graduações e focar mais no médio prazo, pois levará mais tempo.

Ao meu ver a opção 2 não exclui a opção 3. Como você já está com um cliente trabalhista batendo na sua porta e você é advogado cível, o que deverá fazer? Eu não pensaria duas vezes, compraria modelos de petições, e também focaria em cursos práticos.

Importância de adquirir modelos de petições visando o curto prazo

Vale ressaltar que os modelos de petições são sim, muito bem-vindos em um primeiro contato e para dar mais agilidade e eficiência quando não se está familiarizado com aquela área. Quando se está começando existem inúmeras peças que nunca fizemos, então quando temos um modelo, isso já nos dá mais confiança.

Entretanto, o advogado não deve atuar apenas dando “ctrl c” e “ctrl v”, as situações fáticas sempre devem ser adaptadas e merece vermos se todos aqueles direitos devem ser invocados, mesma coisa com relação aos pedidos e etc. Agora é inegável que os modelos de petições facilitam e muito a vida do advogado, basta saber usar corretamente.

Lembro-me bem quando atuava na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro que até mesmo os procuradores que mudavam de áreas utilizavam dessa prática de buscar modelos de petições. Por isso estou convencido de que fazer isso dessa ferramenta não pode ser vista como um demérito. Embora muitos não gostam de admitir publicamente, quem nunca usou um modelo de petição que jogue a primeira pedra! :)

Abraços, Alcaires.

PS. Gostaria de Participar de Comunidade Exclusiva do Teor Jurídico no Telegram e Receber Dicas, Ebooks, Aulas e Informações de Cursos de Prática Jurídica? Então, clique no link abaixo para se cadastrar.

  • Sobre o autorVocê nunca vai conquistar o que deseja se não for atrás de conhecimento.
  • Publicações15
  • Seguidores88
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1441
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/enquete-como-voce-faz-para-atuar-em-nova-area-da-advocacia/583455168

Informações relacionadas

[MODELO 2023] Requerimento Liberação de Valores bloqueados - com indicação de conta bancária

Petição - Ação Obrigação de Fazer / não Fazer contra Banco J. Safra

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Penso que o primeiro passo é direcionar a sua área de atendimento e especializar-se, não somente em títulos acadêmicos, mas em conteúdo, densidade, não seja um profissional raso, siga as mudanças no seu campo de atuação. Quanto o uso de modelos, não faz mal a ninguém em inicio de carreira, desde que sejam de qualidade, no entanto, é preciso criar os próprios modelos posteriormente, somente a prática trará isso. continuar lendo

Muito bem colocado, Marcos e obrigado pela sua participação! Reparei também que há muitos modelos de petição de qualidade bastante duvidosa e com muitas reclamações, por isso colocamos no Guia apenas materiais que já possuíam qualidade comprovada e corroborada por um número expressivo de advogados.. E como foi no caso? Adotou alguma das opções acima? E hoje como faz quando recebe clientes de uma área que não atua? continuar lendo

O escritório que sou sócio é familiar, graças a Deus já tinha um irmão atuando há um tempo considerável, não tive dificuldade na captação de cliente, haja vista que o escritório já detinha uma boa cartela de clientes. Aqui no escritório dividimos por pastas, quando o escritório não atua na área desejada pelo cliente recomendamos a algum colega em que temos confiança, por exemplo, área criminal. Desde o inicio atuo no direito previdenciário, inicialmente utilizei bastantes modelos, aqui do próprio escritório, alguns de internet, e de um curso feito anteriormente pelo meu irmão junto a empresa ATAME, material de boa qualidade. No mais, em que pese ter um considerável caminho trilhado dentro do direito previdenciário, ainda me aparece temas dentro do previdenciário em que ainda não atuei, busco fazer um filtro na própria internet ou até mesmo com colegas, é isso. continuar lendo

Muito bom...vamos incluir a pesquisa neste Curso da Empresa a que se referiu para incluirmos o nosso próximo Guia e seguimos contando com o seu feedback e participação! :) continuar lendo