Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Entrega direta de carnê de IPTU ao contribuinte não viola competência dos Correios

    há 13 anos

    Agentes municipais podem entregar diretamente ao contribuinte carnês para pagamento de tributos. A prática não viola a exclusividade da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) na prestação de serviço postal. A decisão é da Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no julgamento de um recurso sob o rito dos repetitivos.

    O recurso especial representativo de controvérsia é de autoria da ECT contra o município mineiro de Timóteo. Os Correios alegaram que a entrega de carnês do IPTU diretamente por agentes municipais violaria a exclusividade na prestação de serviço postal, prevista na Lei n. 6.538/1978.

    O relator do caso, ministro Hamilton Carvalhido, destacou que o artigo 142 do Código Tributário Nacional estabelece expressamente que os atos que integram o procedimento de constituição do crédito tributário são exclusivos do ente federativo competente, o que inclui a notificação do contribuinte.

    Dessa forma, o ente federativo tem a possibilidade de escolher o meio mais vantajoso de notificar o contribuinte, seja pela entrega via Correios ou por agentes municipais. Contudo, como não se trata de atividade econômica nem de serviço público de competência municipal, não é permitida a terceirização dessa entrega.

    Seguindo o voto do relator, todos os ministros da Primeira Seção negaram provimento ao recurso especial.

    • Publicações19150
    • Seguidores13373
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações997
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entrega-direta-de-carne-de-iptu-ao-contribuinte-nao-viola-competencia-dos-correios/2549723

    Informações relacionadas

    Para cobrar IPTU, prefeitura não necessita enviar o carnê ao proprietário do imóvel

    Notíciashá 12 anos

    Entrega de carnês de IPTU por município não viola o monopólio de serviço postal

    Notíciashá 15 anos

    Prazo para cobrança de IPTU é de cinco anos

    Francisco Christovão, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    Não fui notificado da constituição do credito do IPTU, devo efetuar o pagamento?

    Correio Forense
    Notíciashá 8 anos

    Para cobrar IPTU, prefeitura não necessita enviar o carnê ao proprietário do imóvel

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)