Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Estado terá que pagar diferença relativa à gratificação

    A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte manteve a sentença de primeiro grau, dada pela 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, a qual determinou que o Estado realize o pagamento, para uma pensionista, da diferença relativa à gratificação natalina referente (9/12 avos do exercício de 2006), deduzido o valor adiantado no mês de junho daquele ano.

    O Ente Público chegou a mover Apelação Cível (nº , alegando, entre outros pontos, que não efetuou o pagamento da diferença por falta de disponibilidade de recursos destinados à respectiva despesa, sendo necessário, assim, observar os princípios constitucionais da legalidade e da legalidade orçamentária, bem como aos arts. 18 e 19 da Lei Complementar 101/2000.

    No entanto, o relator do processo no TJRN, juiz Kennedi Braga (Convocado), destacou que a questão orçamentária levantada pelo Estado é totalmente impertinente, já que a despesa em debate se trata de verba de natureza salarial e, por este motivo, tal dotação deve constar necessariamente no orçamento estadual.

    A própria Lei Complementar nº 101, de 4/5/2000, ao disciplinar a aplicação do artigo 169, da Constituição Federal, exclui dos limites de gastos com pessoal aqueles decorrentes de decisões judiciais, conforme redação do seu art. 19, 1º, inciso IV, define o relator.

    A decisão no TJRN também manteve o valor da diferença salarial em R$ 4.614,55, já deduzido o montante adiantado no mês de junho de 2006, inclusive decorrente de cálculo elaborado pela própria administração.

    • Publicações8049
    • Seguidores263
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estado-tera-que-pagar-diferenca-relativa-a-gratificacao/1604487

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)