Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Estagiário, uma valiosa força nas atividades do Poder Judiciário

O Dia do Estagiário é celebrado nesta sexta-feira (18) e o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul parabeniza todos estes estudantes que colaboram com o bom desenvolvimento de suas atividades.

Comemora-se o Dia do Estagiário nesta data, pois marca a assinatura do Decreto nº 87.497, de 18 de agosto de 1982, que regulamentou a Lei n.º 6.494 de 1977, a qual dispunha sobre o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de 2º grau regular e supletivo no Brasil. Segundo este decreto, considera-se estágio curricular as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio.

A vida profissional da maioria dos trabalhadores formados iniciou por meio do estágio. A formação acadêmica por si só se mostra como uma das facetas para o ingresso dos alunos recém-formados no mercado de trabalho, sendo o estágio o outro lado da face, ao transformar em prática a teoria aprendida em sala de aula.

É o que ressalta a outrora estagiária do Fórum e agora juíza recém empossada, Thielly Dias de Alencar Pithan e Silva. “O estágio me auxiliou muito, porque, além de aliar teoria e prática, me deu a certeza de que realmente era vocacionada para a magistratura. Desde meu primeiro dia de faculdade eu sonhava em ser juíza em Mato Grosso do Sul, mas ao longo da minha vida acadêmica, antes de estagiar no Fórum, fui estagiária no Ministério Público e na Defensoria Pública. Eu tive então a oportunidade de transitar entre todos as áreas e, assim, ter a certeza de que realmente queria a magistratura. Afinal, uma coisa é sonhar com a carreira, outra coisa é conhecê-la e verificar se você realmente tem o perfil para ela”.

O Poder Judiciário procura sempre enfatizar a importância da função educadora do estágio para os estudantes, pois lhes oportuniza praticar o que estão aprendendo nos bancos da faculdade. Os estagiários, por sua vez, com seu espírito de renovação, frescor de ideias e energia trazem ao ambiente organizacional, muitas vezes, inovações e soluções criativas em diversos processos de trabalho.

A servidora Tayana Montania Munhoz de Lima, coordenadora da Coordenadoria de Cadastro da Secretaria de Gestão de Pessoal, que possui hoje três estagiários sob sua supervisão, faz questão de salientar essa simbiose existente entre os estagiários e o próprio setor onde trabalham. “Geralmente começam tímidos e temerosos quanto ao trabalho, ansiando sempre por cooperar e, com o passar do tempo, demonstram que as habilidades de um “aprendiz” vão muito além das nossas expectativas. Logo, os estagiários se misturam aos servidores, como verdadeiros funcionários e desenvolvem o trabalho como profissionais. Já lamentei por vários que tiveram seus contratos vencidos, por entender que a força de trabalho seria prejudicada”.

Ela também sublinha uma evolução constante nos estagiários que vai além do aspecto de desenvolvimento do trabalho, mas abrange igualmente uma postura profissional cada vez mais patente na apresentação pessoal, no atendimento ao público e no comportamento junto aos colegas. Inclusive, seus estagiários atuais estão todos estudando e fazendo cursos preparatórios para o concurso de servidores do Poder Judiciário em aberto.

No Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul os estagiários executam atividades auxiliares em todos os setores onde estão distribuídos, além de, comumente, realizar atendimento ao público, fazendo toda a diferença para a celeridade dos processos de trabalho. O juiz Renato Antonio de Liberali, titular da 11ª Vara Cível de Competência Residual de Campo Grande, frisa essa adaptação de cada estagiário com o setor onde se encontra. “Em cartório, por exemplo, eles aprendem o trabalho de um analista judiciário, colaborando com eles, mesmo que não façam diretamente o serviço. Já no Gabinete, auxiliam em diversas frentes, ao redigir despachos ou elaborar decisões pouco complexas ou sentenças simples que são analisadas posteriormente e corrigidas se necessário. Existe então uma troca de ganhos, pois eles acabam nos ajudando, e recebem em troca esse conhecimento muito valioso que serve até como referencial de experiência”.

O magistrado também entende ser crucial o estágio na vida de qualquer profissional. “Acho muito importante o estágio, pois na história de formação de qualquer profissional sempre há uma passagem por ele. Sem essa passagem, não se adquire o conhecimento necessário para a prática, porque a faculdade, por melhor que sejam as teorias por ela apresentadas, não fornece essa questão prática que deve ser vivenciada pelo futuro profissional”.

Hoje, são 790 estagiários em todo o Estado, sendo 501 na Capital, distribuídos entre o Fórum, Cijus e o prédio do Tribunal. O curso de Direito é o que oferece a maior quantidade, mas também se pode encontrar estudantes de administração, pedagogia, jornalismo, publicidade e propaganda, engenharia civil, elétrica, arquitetura, psicologia, assistência social e de cursos relacionados à Tecnologia da Informação.

Ciente, portanto, da grande importância dessa força de trabalho, o Poder Judiciário agradece a todos os seus estagiários. Sua dupla jornada, que compreende as atividades acadêmicas e o exercício do próprio estágio, impõe disciplina, compromisso, responsabilidade e dedicação, atributos, porém, que certamente serão incorporadas à sua formação e os conduzirão ao crescimento pessoal, ao sucesso profissional e ao pleno exercício da cidadania.

  • Publicações14505
  • Seguidores739
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2925
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estagiario-uma-valiosa-forca-nas-atividades-do-poder-judiciario/489415756

Informações relacionadas

Jeferson Alexandre, Advogado
Artigoshá 9 anos

Afinal, onde devo estagiar? Defensoria, MP ou Justiça Federal/Estadual?

Alm Li Diane, Perito Criminal
Notíciashá 7 anos

A Transação Penal na lei dos juizados especiais criminais

Tomaz Chaves, Advogado
Artigoshá 9 anos

Quero seguir carreira acadêmica em Direito. Quais são os próximos passos?

MPPB oferece 160 vagas para estágio remunerado

Marivaldo Cavalcante Frauzino, Advogado
Artigoshá 4 anos

Direito Processual

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)