Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Exoneração de escrevente por agiotagem em cartório

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    A 1ª Turma do STJ rejeitou o recurso com o qual Vanira Márcia Graciano, escrevente substituta do 9º Ofício de Notas de Minas Gerais tentava reverter sua demissão. Ela havia sido exonerada por estar emprestando dinheiro a juros nas dependências do cartório, exigindo como garantia do negócio que os tomadores transferissem imóveis para o seu nome mediante a celebração de contratos de compra e venda.

    Ao julgar o caso, o TJ mineiro dispôs que "os integrantes do foro extrajudicial não são servidores do Poder Judiciário, mas o exercício de suas atividades é controlado por este, consoante expressamente estabelecido no § 1º do artigo 236 da Constituição Federal, razão por que se submetem ao processo administrativo disciplinar previsto na Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Minas Gerais".

    O ministro Luiz Fux, atuando como relator, considerou correto o processo administrativo que resultou na demissão, no qual restou comprovada a razoabilidade da sanção.

    O recurso impetrado pela escrevente demitida, segundo Fux, não comprova violação de direito líquido e certo. A recorrente, segundo o relator, não comprovou a alegada ofensa aos princípios insculpidos na Constituição (contraditório, devido processo legal e garantia de ampla defesa).

    A escrevente tenta agora levar a questão ao Supremo Tribunal Federal, por meio de um recurso extraordinário. (RMS nº 21936 - com informações do STJ e da redação do Espaço Vital ).

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações192
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exoneracao-de-escrevente-por-agiotagem-em-cartorio/2077613

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)