Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Extravio de terno de casamento gera dano indenizável

    A 3ª Turma Recursal do TJDFT confirmou sentença do 5º Juizado Cível de Brasília, que condenou a Gol Linhas Aéreas a pagar indenização por danos morais e materiais a consumidor, ante o extravio de bagagem. A decisão foi unânime.

    O autor conta que realizou viagem com destino a Vitória/ES, em 11/11/2016, e foi surpreendido com o extravio de sua mala, na qual se encontravam todos os seus pertences, inclusive o terno que usaria no casamento de amigos marcado para o dia seguinte. Afirma ainda que a mala foi localizada e devolvida dez dias depois, em 22/11/2016, com a alça quebrada.

    A juíza do 5º Juizado Cível lembra que "o artigo 734 do Código Civil é claro ao dispor: “O transportador responde pelos danos causados às pessoas transportadas e suas bagagens, salvo motivo de força maior, sendo nula qualquer cláusula excludente da responsabilidade”. Logo," provado o extravio da bagagem (...), ainda que temporário, resta configurada a falha na prestação de serviço, devendo a ré ser condenada a ressarcir o requerente pelos danos decorrentes ", concluiu a julgadora.

    O autor comprovou gastos no montante de R$3.824,37, com a compra de terno, gravata, sapato, mala, camisas e acessórios. Ocorre que, ainda assim," permaneceu durante toda a viagem sem os seus pertences, sendo obrigado a efetuar compras de novos itens, inclusive para participação no evento de casamento. Dessa forma, impõe-se o ressarcimento do autor, no valor correspondente à quantia despendida ", diz a juíza.

    A julgadora prossegue afirmando que" a má prestação de serviço por parte da ré, consistente no extravio de bagagem, configura dano moral em sua acepção jurídica, ultrapassando os meros aborrecimentos do cotidiano, vez que tal fato possui o condão de atingir atributos da personalidade do autor ". Diante disso, arbitrou em R$ 5mil o valor a ser pago ao autor, a título de compensação por danos morais.

    PJe: 0737207-16.2016.8.07.0016

    • Publicações17734
    • Seguidores1336
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações65
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/extravio-de-terno-de-casamento-gera-dano-indenizavel/468970782

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)