Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Facebook é condenado a pagar indenização por falha na segurança do WhatsApp

Publicado por Jordan Afonso
ano passado

O Facebook foi condenado a pagar uma indenização de R$ 5 mil por danos morais a um homem que teve sua conta do WhatsApp fraudada por golpistas. A decisão foi tomada pela 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) no processo nº 0093481-44.2018.8.19.0038. A ação foi movida pelo usuário, que alegou que a empresa não ofereceu medidas de segurança suficientes para evitar a fraude.

Segundo o autor da ação, os golpistas se passaram por ele para pedir dinheiro a seus contatos. O Facebook, por sua vez, argumentou que não teria como impedir a ação dos criminosos e que o usuário deveria ter tomado medidas de segurança para proteger sua conta. No entanto, a decisão da 14ª Câmara Cível do TJRJ destacou que cabe à empresa oferecer medidas de segurança adequadas para seus usuários, especialmente considerando que o WhatsApp é amplamente utilizado para fins pessoais e profissionais.

Ainda de acordo com a decisão, o Facebook não teria tomado medidas suficientes para evitar a prática de golpes por meio do aplicativo, o que caracteriza falha na prestação do serviço. A responsabilidade do Facebook decorre do artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece que a empresa fornecedora de serviços é objetivamente responsável pelos danos causados aos consumidores decorrentes da prestação do serviço.

Essa decisão reforça a necessidade de empresas de tecnologia investirem em medidas de segurança para garantir a proteção de seus usuários. Além disso, destaca a importância de se atentar às normas do Código de Defesa do Consumidor, que visa proteger os direitos dos consumidores diante de prestação de serviços que não atendam às suas expectativas.


Jordan Afonso, Advogado e Sócio do Afonso e Santos Advogados,

Instagram: jordan_afonso

E-mail: afonsoesantosadvogados@gmail.com

Telefone: +55 31 8274-9382


  • Sobre o autorAo advogado compete assegurar a força jurídica à aquele que não dispõem de força
  • Publicações22
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações163
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/facebook-e-condenado-a-pagar-indenizacao-por-falha-na-seguranca-do-whatsapp/1805185698

Informações relacionadas

Caroline Dré Silva, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Ação Indenizatória de compras na Internet

Vinicius Farias, Advogado
Modeloshá 2 anos

Ação de Indenização por Danos Morais em face do Facebook

Roberto H F  Bianchini, Advogado
Artigoshá 4 meses

Como Recuperar Conta Hackeada no Instagram e Facebook

Petição Inicial - TJMG - Ação de Reparação por Danos Materiais e Morais por Fraude/Golpe em Venda de Veículos na Internet - [Cível] Procedimento Comum Cível - contra Stone Instituicao de Pagamento

Nascimento & Peixoto
Artigoshá 4 meses

É possível recuperar conta hackeada do “Instagram”, “x” ou “facebook" e ainda obter uma indenização por danos morais

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)