Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Falta reiterada de pagamento implica rescisão indireta.

A 14ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região confirmou a rescisão indireta no contrato de trabalho entre um posto de gasolina e um frentista.

Publicado por Grupo Bettencourt
há 7 meses

A 14ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região confirmou a rescisão indireta no contrato de trabalho entre um posto de gasolina e um frentista. A ação foi motivada pelos atrasos reiterados de pagamento de salários, vale transporte e vale refeição, além de não pagamento de horas extras habituais.

Uma das alegações de defesa da empresa é o de ausência de imediatidade entre as ocorrências relatadas e o ajuizamento da ação. Mas, segundo o desembargador-relator, não há esse requisito, uma vez que “é justamente a reiteração do comportamento irregular do empregador que enseja a configuração da falta grave”. O magistrado acrescentou que mesmo o eventual recolhimento de parcelas atrasadas, após ajuizamento da ação, não afasta a rescisão indireta.

Dentre as razões para a concessão da rescisão indireta está o inadimplemento de horas extras habituais, comprovadas por prova testemunhal e pela apresentação de cartões de ponto com ínfimas variações, de no máximo três minutos. Os documentos foram considerados britânicos pelo relator, pois não haveria “como crer que o reclamante ingressasse e saísse do emprego todos os dias da semana sempre com as mesmas e diminutas variações de minutos”.

A empresa obteve reforma, no entanto, da determinação da sentença da devolução de todos os valores descontados do empregado a título de contribuição assistencial, também conhecida como taxa negocial, pois, a despeito de mudanças nas legislações, “Permanece como a legítima forma de financiamento dos sindicatos, atrelada à efetiva negociação de melhores condições de trabalho para os profissionais representados pelo sindicato profissional”.

Fonte.

  • Sobre o autorEcossistema de Negócios
  • Publicações1583
  • Seguidores176
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações54
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/falta-reiterada-de-pagamento-implica-rescisao-indireta/1998487965

Informações relacionadas

Contestação - TJSP - Ação Exoneração - Procedimento Comum Cível

Rol de Testemunhas - TJSP - Ação Defeito, Nulidade ou Anulação - Procedimento do Juizado Especial Cível

Campagnoli Advocacia, Advogado
Notíciashá 7 meses

Empresa indenizará por vincular remuneração a tempo de uso de banheiro.

Aline Reichmann Prolik, Advogado
Notíciashá 7 meses

Outubro Rosa: Conheça os direitos das mulheres portadoras de câncer de mama

Tribunal de Justiça de Alagoas
Peçahá 11 meses

Petição Inicial - TJAL - Ação de Divórcio Litigioso c/c Alimentos e Regulamentação de Guarda e Alimentos com Pedido de Julgamento Antecipado Parcial de Mérito - Divórcio Litigioso

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)