Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Família de vítima em acidente de trem recebe indenização

    Publicado por Correio Forense
    há 16 anos

    Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU foi condenada a pagar 40 mil reais de indenização a família de um agricultor, de 76 anos, que faleceu ao ser atingido pelo trem. O acidente ocorreu em abril de 2002, no sentido Ceará-mirim/Natal.

    Segundo testemunhas que estavam no local no dia do acidente, a locomotiva estava com velocidade acima do permitido e a vítima foi surpreendida com o não acionamento do apito, momento em que estava próximo à linha do trem, tendo seu corpo arremessado para ao muro da estação.

    Sua esposa ingressou com o pedido de indenização, argumentando que não existia sinalização no local e que o trem estava em alta velocidade.

    A Companhia alegou que a vítima agiu com imprudência, por estar parada diante de uma linha férrea, vendo a aproximação do trem em movimento, buscando atribuir à vítima a culpa pelo acidente.

    Dra. Virgínia de Fátima Marques, da 8ª Vara Cível, disse que houve culpa exclusiva da companhia, pois ficou constatada a imprudência do maquinista, ao desenvolver alta velocidade em um perímetro urbano e num local próximo a uma parada obrigatória, onde o fluxo de pessoas é intenso.

    Por saber desses aspectos, a CBTU, na qualidade de exploradora do serviço de transporte de trens, deve observar rigorosamente, as disposições do Regulamento do Transporte Ferroviário que disciplina a atividade, atentando para as necessidades de segurança dos pedestres e dos condutores de veículos automotores, e assim adotar as providências previstas na legislação pertinente com o intuito de evitar a ocorrência de acidentes. Fundamentou a juíza na sua decisão.

    “O exame detido dos autos revela que não houve culpa concorrente da vítima. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos descurou da instalação dos equipamentos consistentes em placas de sinalização, o que pode ser apurado em conformidade com as normas do Código de Trânsito Brasileiro , no artigos 80 , § 1º. Através dos depoimentos testemunhais, ausência de acionamento do sinal sonoro e da falta de sinalização, fica comprovado do dever de indenizar” Acrescenta a magistrada, no processo de número 001.05.027762-7.

    O Processo que analisou a Apelação Cível da Companhia foi o de número , tendo como relator o juiz convocado Nilson Roberto Cavalcanti.

    A Justiça do Direito Online

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações584
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/familia-de-vitima-em-acidente-de-trem-recebe-indenizacao/109110

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)