Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Farmácia da UFSC não precisa pagar anuidade ao Conselho Regional de Farmácia

    há 15 anos

    A Procuradoria Federal em Santa Catarina (PF/SC) conseguiu na Justiça a isenção tributária da farmácia mantida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com relação às anuidades pagas ao Conselho Regional de Farmácia (CRF/SC). A UFSC entrou com ação contra o Conselho questionando a cobrança.

    A Procuradoria sustentou que não há relação jurídico-tributária entre a Universidade e o CRF/SC. A farmácia destina-se apenas a distribuir medicamentos a pacientes internados e não se enquadra na definição de empresa do artigo 22, parágrafo único, da Lei nº 3.820/60 combinado com o artigo 15 da Lei 5.991/73.

    A 1ª Vara Federal de Florianópolis acolheu os argumentos da Procuradoria e determinou a isenção de qualquer contribuição da Universidade ao CRF.

    A sentença destacou que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região já decidiu, em caso semelhante, que a distribuição de medicamentos de unidade hospitalar para consumo interno de pacientes não caracteriza o serviço de farmácia disposto na Lei 5.991.

    A PF é uma unidade da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU.

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações88
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/farmacia-da-ufsc-nao-precisa-pagar-anuidade-ao-conselho-regional-de-farmacia/580413

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)