Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

FGTS como garantia de crédito consignado: uma benesse para o trabalhador ou uma garantia a mais para os bancos?

Publicado por BKS Advogadas
há 8 anos

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tem como finalidade principal, amparar os trabalhadores no encerramento da relação de emprego, em situações de doenças graves, na compra da casa própria, entre outros. É uma poupança forçada para o trabalhador.

A Lei 13.314 de 14/07/2016, fruto da aprovação da Medida Provisória N.719 de 29/03/2016, permite que nas operações de crédito consignado, o empregado possa oferecer em garantia, de forma irrevogável e irretratável, até 10% do saldo de sua conta vinculada do FGTS e até 100% do valor da multa paga pelo empregador, em caso de despedida sem justa causa ou por culpa recíproca ou força maior.

Com essa lei, o trabalhador poderá dispor do seu FGTS, para garantir empréstimos nas instituições bancárias, podendo levantar valores para investir em seu próprio negócio, em sua especialização para alavancar a carreira ou para financiar supérfluos sem planejamento, podendo comprometer a estabilidade financeira da família.

O trabalhador precisa ter cautela ao utilizar seu FGTS como garantia de empréstimos, pois poderá comprometer sua velhice e passar a ter sérios problemas quando por qualquer motivo ocorrer à diminuição da renda disponível, seja por um imprevisto com problemas de saúde ou perda de emprego.

Para os bancos é um lastro bastante confortável, pois é uma garantia certa de recebimento para os empréstimos ofertados.

É uma solução de curto prazo interessante, pois injeta dinheiro na economia, porém se analisarmos no longo prazo poderá empobrecer a família brasileira.

  • Sobre o autorA BKS ADVOGADAS presta serviços juridícos de alta qualidade.
  • Publicações4
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações126
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fgts-como-garantia-de-credito-consignado-uma-benesse-para-o-trabalhador-ou-uma-garantia-a-mais-para-os-bancos/364334684

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Vamos por mais um exemplo, por que hoje vivemos em uma crise ,pois em um passado não muito longe podíamos pegar empréstimos para qualquer financiamento , especialmente em bens não duráveis que na minha insignificância não ajudam em muito a economia a desenvolver-se, mas tudo bem com o passar do tempo e aumento da inflação as pessoas começaram a perder o poder de pagar suas dividas e comprar assim a economia pouco a pouco esfriou e hoje temos o seus reflexos.
No caso do FGTS podemos imaginar um caminho parecido tudo mundo 'raspando" até o último vintém para poder honrar suas dividas e na hora que for despedido ......
Nos EUA, e comum as pessoas darem de presentes aos seus entes ações de empresa . no JAPÃO poupar e investir nos estudos, a alguns anos a Coreia do Sul era um país igual ao nosso e agora tem alguma semelhança? continuar lendo