Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Financeira CREFISA é condenada por tentar driblar os limites do empréstimo consignado e por fixar taxa de juros exorbitantes em seus empréstimos!

Publicado por Ronaldo Pedroso
há 8 anos

Financeira CREFISA condenada por tentar driblar os limites do emprstimo consignado e por fixar taxa de juros exorbitantes em seus emprstimos

A decisão é da 2ª Turma Recursal do Paraná, com relatoria da Manuella Tallão Benke, publicada no último dia 22.

Trata-se de ação revisional onde o consumidor defende que a taxa de juros cobrada em seu contrato de empréstimo é abusiva, muito superior à média de mercado que foi divulgada à época pelo Banco Central do Brasil – BACEN.

A financeira CREFISA aplicou taxa de juros anual de 497,17%, quando a media divulgada pelo BACEN seria de 35,95% ao, o que é quase 14 vezes maior.

Entendeu assim a Magistrada que frente à abusivade cometida pela financeira, os juros remuneratórios deveriam ser fixados de maneira equânime, tendo como base a taxa de juros média divulgada pelo Banco Central à época da contratação.

Além disso, ficou constatado que a CREFISA criou artimanhas para driblar os limites de juros dos empréstimos consignados, para fazer parecer que não pratica o empréstimo consignado, quando na realidade o faz.

Ou seja, a financeira informa ao consumidor que não faz empréstimo consignado, quando na realidade faz.

No acórdão, enfatizou-se que “... A dinâmica dos contratos feitos pela CREFISA é muito mais próxima a este do que o crédito pessoal não consignado, pois o pagamento da prestação é vinculado ao creditamento do salário em conta (o débito tem vínculo com a renda), como se pode ver de uma das cláusulas do contrato.”

Sendo assim, ficou constatado que a modalidade de empréstimo realizada pela financeira CREFISA é consignado, e que, portanto, deve respeitar a taxa média de mercado divulgada pelo BACEN quanto aos empréstimos consignados, e não a taxa média dos não consignados.

Confira a íntegra da decisão: https://portal.tjpr.jus.br/jurisprudencia/j/2100000003331241/Ac%C3%B3rd%C3%A3o-0074475-39.2015.8.16....

  • Sobre o autorAdvogado no escritório Rocha Advogados, especialista em Direito Previdenciário
  • Publicações5
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4060
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/financeira-crefisa-e-condenada-por-tentar-driblar-os-limites-do-emprestimo-consignado-e-por-fixar-taxa-de-juros-exorbitantes-em-seus-emprestimos/377229245

Informações relacionadas

Wellington Monte , Advogado
Notíciashá 4 anos

Cobranças indevidas em empréstimo consignado. Como conseguir a devolução de valores?

Rafael Rocha Filho, Estudante de Direito
Notíciashá 3 anos

Crefisa S/A terá de diminuir taxa de juros de contratos de empréstimos feitos com pensionista

Carolline Reboucas, Advogado
Modeloshá 5 anos

Recurso adesivo - Majoração Danos Morais

Andreia Grou, Advogado
Modeloshá 4 anos

Ação Revisional de Empréstimo, c/c Repetição de Indébito, c/c Indenização por Dano Moral e Pedido de Tutela de Urgência.

Artigoshá 9 anos

Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público ("OSCIP")

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)