Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fotógrafo receberá reparação por imagens divulgadas sem autorização

    há 12 anos

    Depreende-se dos autos que a demandante não recebeu qualquer pagamento pelo uso de sua obra, razão pela qual deve ser mantida a sentença que reconheceu o dever de indenizar da ré, sob pena de ocorrer o locupletamento ilícito desta.

    Um fotógrafo receberá o pagamento de R$ 5,4 mil, pois teve suas imagens divulgadas em catálogo comercial da Indústria de Móveis Deluse Ltda. A decisão da 5ª Câmara Cível do TJRS foi mantida conforme a sentença de 1º grau, da Comarca de Bento Gonçalves.

    O autor da ação é profissional especializado na elaboração de catálogos e imagens industriais, e proprietário da empresa Majola Fotografia Industrial Ltda. Ao oferecer trabalhos a terceiros, narrou que soube que a empresa ré utilizou-se de suas fotos em um catálogo de produtos. Constatando que as imagens estavam sem o crédito de sua autoria, a firma moveu na Justiça ação por danos morais. Como prova de autenticidade, apresentou os fotolitos originais e as imagens impressas e apontou a violação de direitos autorais. A ré alegou que contratou outra razão comercial para a realização da publicidade, contestando a legitimidade das provas apresentadas.

    O processo foi julgado pelo juiz de Direito João Paulo Bernstein, que considerou 4 fatores para julgar o caso: se a fotografia era ou não do autor da ação; se a mesma merecia proteção dos direitos autorais, se houve publicação pela ré desrespeitando o direito autoral do autor e o valor indenizatório.

    Foi, então, determinada a realização de perícia, que concluiu que as imagens impressas no catálogo da Deluse eram as mesmas apresentadas como originais pela Majola. O magistrado registrou que a foto está protegida pelo direito autoral, ficando comprovado que a ré utilizou indevidamente as fotos do autor da ação. Considerando as condições econômicas e sociais de ambas as partes, o valor fixado, a título de danos morais, foi de 10 salários mínimos.

    Insatisfeita, a empresa interpôs apelo julgado pela 5ª Câmara Cível do TJRS. O desembargador relator, Jorge Luiz Lopes do Canto, confirmou a sentença do Juízo do 1º grau. "Ademais, depreende-se dos autos que a demandante não recebeu qualquer pagamento pelo uso de sua obra fotográfica, razão pela qual deve ser mantida a sentença que reconheceu o dever de indenizar da ré, sob pena de ocorrer o locupletamento ilícito desta.

    O magistrado destacou também, que a Constituição Federal, em seu art. , inciso XXVII, confere proteção ao direito do autor, em razão do interesse econômico, moral e social envolvido.

    Também participaram do julgamento, votando de forma unânime, os desembargadores Gelson Rolim Stocker e a Desembargadora Isabel Dias Almeida.

    Processo nº: 70048482863

    Fonte: TJRS

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fotografo-recebera-reparacao-por-imagens-divulgadas-sem-autorizacao/100015044

    Informações relacionadas

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 9 anos

    Intermediário de venda na internet responde por violação de direito autoral

    Marcelo Nakashima, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    TJES – Foto utilizada em campanha publicitária sem autorização do autor gera indenização de R$ 17 mil

    Lucas Toledo Bourroul Ribeiro, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Contrato de Prestação de Serviços Fotográficos

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 5 anos

    Correios devem indenizar fotógrafo por uso não autorizado de imagem em selo

    Fotógrafo será indenizado por uso não autorizado de imagens

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)