Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

FPI fecha mais 5 lixões no interior de Sergipe

Equipe Saneamento interditou uma lixeira em Monte Alegre e quatro no município de Porto de Folha

Publicado por Luan Marques
há 4 anos

Mais cinco lixões foram fechados durante atuação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que é coordenada pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, sendo quatro no município de Porto da Folha (lixão da sede, povoado Lagoa do Rancho, Lagoa Seca e Ilha do Ouro) e um em Monte Alegre. A interdição foi feita pela equipe Saneamento da FPI/SE nessa segunda-feira (11). Até agora, sete lixões foram fechados pela operação.

Conforme explica o biólogo especialista em Vigilância Sanitária, mestre em Ciências da Saúde e coordenador da equipe Saneamento, Alexsandro Bueno, as áreas de Monte Alegre e de Porto da Folha foram fechadas por descarte e destinação irregular dos resíduos sólidos. “A fiscalização, por meio do órgão ambiental, já havia notificado a Prefeitura de Monte Alegre nas FPIs anteriores. Neste retorno, em sua 5ª edição da operação, foi verificado que o volume de lixo aumentou. Em todas as lixeiras constatamos a presença de resíduos de serviço de saúde, de catadores, de animais e de muitos insetos vetores de doenças. O risco ambiental e à saúde foi acentuado e, por isso, foi necessário realizar a interdição e o encerramento desses locais”, esclarece ainda o coordenador.

Além disso, a FPI visitou e inspecionou o lixão do Povoado Santa Rosa do Ermínio, em Poço Redondo. De acordo com Alexsandro Bueno, no local também foram identificadas irregularidades. “Repassamos a informação para a Adema, que encerrou a lixeira desse povoado”, explica.

Lixões fechados - Os lixões de Poço Redondo e Canindé também foram interditados no último dia 7 deste mês. Em Poço Redondo, a prefeitura não poderá mais descartar o lixo gerado em sua cidade na área de descarte irregular fechada. “Nesse aspecto, é importante ressaltar que a política nacional de resíduos sólidos já foi instituída pela Lei 12.305/2010. De lá pra cá, os municípios tiveram oportunidade para elaborar seus planos municipais de gestão integrada de resíduos e, também, para fazer o encerramento e a remediação dos lixões existentes”, salienta Bueno. Em Canindé, a prática de transporte irregular de lixo e de trabalhadores na região motivaram o fechamento.

Equipe Saneamento - Fazem parte da equipe Saneamento da Fiscalização Preventiva Integrada os órgãos: Covisa, Adema, Sedurbs, Funasa e PM/SE.

Assessoria de Comunicação da FPI/SE

ASCOM MPF/SE

  • Sobre o autorEntusiasta do Direito Ambiental e colaborador das 3°, 4°, 5° e 6 ° etapas da FPI
  • Publicações4
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações67
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fpi-fecha-mais-5-lixoes-no-interior-de-sergipe/795045614

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)