Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Fraude para lesar direitos de empregada doméstica

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    A transmissão gratuita de bens, quando efetuada por devedor insolvente - ainda que este ignore essa condição - pode ser anulada a pedido dos credores.

    Aplicando o artigo 158 do Código Civil, por analogia, a Turma Recursal de Juiz de Fora (MG) julgou desfavoravelmente o recurso da reclamada e manteve a decisão de primeiro grau que declarou a nulidade da doação de um imóvel feita pela ex-empregadora aos seus filhos. O julgado manda permanecer a penhora sobre o bem.

    O desembargador Fernando Antônio Viégas Peixoto explicou que o processo decorre de uma execução promovida por uma empregada doméstica, que prestou serviços à família por mais de 15 anos.

    Como a reclamada doou seus imóveis aos seus filhos, sem reservar qualquer bem para garantir o pagamento do crédito trabalhista - e tendo em vista as várias tentativas frustradas de recebimento desse valor - o Juízo de primeiro grau declarou a ineficácia da doação de um desses bens e determinou a penhora sobre ele.

    A empregada trabalhou para a recorrente, como doméstica, de setembro de 1991 a julho de 2007, mas a sua carteira somente foi assinada em julho de 2006, mais de 14 anos após o início das atividades.

    Apesar de a decisão da Justiça do Trabalho ter transitado em julgado em novembro de 2007, até hoje, a trabalhadora não recebeu o seu crédito. No entender do relator, tudo leva à presunção de que a escritura pública de doação, lavrada em 16 de março de 2004, teve como objetivo fraudar direitos trabalhistas, já devidos à época.

    E, ainda que assim não fosse a transmissão da propriedade de bens imóveis somente se concretiza com o registro do referido negócio jurídico, o que somente ocorreu em 17 de julho de 2007, menos de dois meses da data da propositura da presente reclamação enfatiza o voto. (Proc. nº 00809-2007-052-03-00-9 - com informações do TRT-3)

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações218
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fraude-para-lesar-direitos-de-empregada-domestica/2305618

    Informações relacionadas

    Tamiris Raissa, Analista de Recursos Humanos
    Artigoshá 7 anos

    Princípio da Primazia da Realidade: a prevalência dos fatos sobre as formas

    Marcela Bragaia, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Reclamação Trabalhista Vínculo Empregatício - Acúmulo Função Empregada Doméstica e Cuidadora

    Dra. Rebeca Robert, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    TRT-SP: qualificar empregado como sócio é fraude e crime

    Delizaine Cruz, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    A Aplicabilidade do art. 203, do Codigo Penal: frustação de direito assegurado por lei trabalhista

    Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região TRT-1 - Recurso Ordinário Trabalhista: ROT XXXXX20195010207 RJ

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)