Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Gerente de agência bancária responde por gestão fraudulenta de instituição financeira

    Publicado por Direito Legal
    há 13 anos

    Expediente

    Colunistas

    Links Úteis

    Politicas de Uso

    Contato

    segunda-feira 03 outubro, 2011 Últimas Notícias> Notícias Comissão recomenda normas contra discriminaçã... Mais comentados:

    economicidade

    - reclamações

    - promotor

    - testamento

    - aposentadoria

    - inquilinato

    - câmera

    - exercicios

    - imposto

    Condomínio: Prazo de prescrição (Dez ou Cinco anos?)

    Perda do Poder Aquisitivo leva Segurados a Renunciar ao Direito de Aposentar

    Livre exercício de atividade econômica, salvo autorização exigida em lei. Art. 170 parágrafo único CF/88

    Mesário Voluntário: vantagens e importância

    Prescrição intercorrente: redirecionamento da execução fiscal para os sócios

    Notícias

    Tribunais Primeira Instância

    Artigos

    Corregedoria

    Política Legal

    CNJ

    Turismo

    Saúde

    Educação

    Home

    Arte & Cultura

    Mundo Política Legal

    Meio Ambiente

    Direitos Humanos

    Cinema

    Legislativo

    Senado

    Jornais

    Eventos

    Cursos e Concursos

    Publicado: sexta-feira 23 setembro, 2011 Notícias | Por direitolegal Gerente de agência bancária responde por gestão fraudulenta de instituição financeira Divulgar

    ,300)>)();', '', 'toolbar=yes, location=yes, directories=yes, status=yes, menubar=yes, scrollbars=yes, resizable=yes, top=0px, left=0px');" id="fontLink">

    Tags CEF gerente gestão fraudulenta stj A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso de um gerente de agência da Caixa Econômica Federal (CEF) condenado por gestão fraudulenta de instituição financeira. A decisão segue a jurisprudência consolidada no STJ que entende ser possível a prática do delito de gestão temerária por gerente de agência bancária, desde que fique comprovado que o acusado detinha poderes de gestão.

    No caso julgado, o gerente foi denunciado por autorizar inúmeros empréstimos sem garantia a uma empresa de transportes no período em que substituiu o titular do cargo, que estava de férias. Segundo o processo, ele descumpriu diversas normas da CEF e do Banco Central, o que resultou em prejuízo estimado em mais de um milhão de dólares.

    Condenado em primeira instância a três anos de reclusão em regime aberto e ao pagamento de multa no valor de R$ 5,2 mil, o gerente foi absolvido em segundo grau. Os magistrados do Tribunal Regional Federal da 3ª Região consideram que gerente de agência não gere a instituição financeira e não responde pelos delitos previstos na Lei 7492/86, que define os crimes contra o sistema financeiro.

    O Ministério Público recorreu ao STJ e o então relator, desembargador convocado Celso Limongi, em decisão individual, deu provimento ao recurso para aplicar a jurisprudência da Corte e restabelecer a sentença. Contra essa decisão, o gerente apresentou agravo regimental para que o conjunto de ministros de órgão colegiado reavaliasse a questão.

    O relator do agravo, ministro Sebastião Reis Junior, não acatou os argumentos do gerente. Ele considerou que o recurso especial de autoria do Ministério Público atacou de forma adequada os fundamentos da decisão de segundo grau e que a reforma dessa decisão não demandava a revisão de provas. Todos os ministros da Sexta Turma acompanharam o voto do relator para negar provimento ao agravo, de forma que a condenação imposta em primeiro grau fica mantida.

    Fonte: STJ

    Mais: www.direitolegal.org

    input, textarea{> #authorarea{ padding-left: 8px; margin:10px 0; width: 635px; > #authorarea h3{ border-bottom: 1px solid #B0B0B0; color: #333333; font-family: georgia; font-size: 19px; font-weight: normal; line-height: 22px; margin:0 4px 5px; padding-left: 8px;> #authorarea h3 a{text-decoration:none; color:#333; font-weight:bold> #authorarea img{margin:0 5px; float:left; border:1px solid #ddd; width:40px; height:40px;> #authorarea p{color:#333; margin:0> #authorarea p a{color:#333> .authorinfo{ >

    • Sobre o autorRevista forense eletrônica
    • Publicações7438
    • Seguidores3212
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gerente-de-agencia-bancaria-responde-por-gestao-fraudulenta-de-instituicao-financeira/2854918

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)