Golpe do PIX, como resolver?
Independente da forma que ocorreu, o caminho é o mesmo. Método simples e didático.
Inicialmente, antes de entrar nos passos, devo enfatizar que o conteúdo aqui publicado é baseado exclusivamente na minha experiência. Sim, eu já fui vítima de Golpe do Pix e não tem nada de errado em admitir isso, por mais que machuque.
Na grande maioria dos casos, após a constatação do golpe, ficamos totalmente perdidos: o que eu faço? Como impedir? Devo ir na polícia? Devo ligar para o Banco?
Pois bem, aqui você vai aprender.
1. Pegue todas as informações possíveis do Estelionatário.
OBS¹: perfil do Instagram, n.º de Whatsapp, site, QR Code, entre outros.
OBS²: no comprovante PIX, tem parte do CPF, nome completo e o Banco que recebeu.
2. Faça captura de tela de tudo e salve os comprovantes.
OBS: Perfil Instagram/WhatsApp e Conversa. Se possível grave a tela mostrando a conversa.
3. Entre em contato com o seu Banco e peça que ative o Mecanismo Especial de Devolução (MED), inclusive mostre-os todas as provas adquiridas nos itens anteriores, pois isso vai dar mais credibilidade.
OBS¹: não esqueça de enfatizar sobre a urgência.
OBS²: O Banco vai te dar um prazo. Anote-os e retorne para saber sobre.
OBS³: pegue o número de Protocolo.
4. Faça o Boletim de Ocorrência informando todos os dados adquiridos do Estelionatário, inclusive os valores enviados!
OBS¹: hoje em dia o B.O. pode ser feito online. Na dúvida, ligue para o 190.
OBS²: não esqueça de informar que já notificou seu Banco e que vai notificar o Banco que recebeu o dinheiro.
5. Entre em contato com o Banco que recebeu o Dinheiro informando sobre o Golpe e que quer abrir um requerimento para bloqueio de conta imediatamente, bem como a devolução dos .
OBS: Não esqueça de enviar para o Banco todas as provas obtidas, inclusive o Boletim de Ocorrência.
OBS²: geralmente os atendimentos são robotizados, então nas opções sempre busque o Atendimento Humano.
OBS³: eles vão informar um prazo, anote-os também. NÃO ESQUEÇA DO PROTOCOLO!
6. No prazo que os Bancos informaram, entre em contato novamente e peça retorno sobre os protocolos.
7. Obtendo resposta negativa, abra um requerimento no Banco Central ( https://www3.bcb.gov.br/faleconosco/#/selecao-login) informando sobre todo o ocorrido.
8. Aguarde o prazo do Banco Central ou caso não queira fazer, procure um Advogado de sua confiança para tratar sobre sua situação.
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Instagram: @audrinbraga
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