Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Governo Federal institui Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino - Estratégia Elas Empreendem

    Publicado por Daniela Cabral Coelho
    há 16 dias

    Resumo da notícia

    Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (11) o decreto que institui a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino - Estratégia Elas Empreendem.

    Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (11) o decreto que institui a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino - Estratégia Elas Empreendem.

    Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinam o documento a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França.

    Com foco na promoção do empreendedorismo feminino como instrumento de inclusão social e econômica e de desenvolvimento do País, quatro eixos estruturantes irão orientar a elaboração do plano de ação da estratégia:

    Acesso ao mercado e inclusão socioprodutiva;

    Acesso à tecnologia e à inovação;

    Acesso ao crédito; e

    Educação empreendedora.

    Uma das principais diretrizes da Estratégia Elas Empreendem é priorizar as mulheres inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nas ações a serem desenvolvidas.

    A estratégia também prevê garantir equidade étnico-racial para mulheres empreendedoras autodeclaradas pretas ou pardas e garantir previsibilidade, transparência, perenidade e coordenação na elaboração de políticas e serviços de apoio.

    Comitê Gestor

    O decreto também cria o Comitê de Empreendedorismo Feminino, de caráter consultivo, com a finalidade de propor, monitorar, avaliar e articular a implementação da Estratégia Elas Empreendem.

    Ele será composto por representantes dos ministérios do Empreendedorismo, que o coordenará; das Mulheres; da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; dos Direitos Humanos e da Cidadania; da Educação; da Igualdade Racial; do Trabalho e Emprego, além de representantes do Banco do Brasil, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Econômica Federal, do Sebrae e organizações da Sociedade Civil.

    A Estratégia Elas Empreendem será implementada pela União, por meio da coordenação e da integração de programas e projetos sob a responsabilidade de órgãos e entidades da administração pública e do estabelecimento de parcerias com o setor privado e a sociedade civil.

    Podem ser firmados convênios, termos de cooperação, parcerias ou instrumentos semelhantes com órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, distrital e municipal, inclusive consórcios públicos.

    Fonte - Gov.com com adptações

    🔎 Consulta Jurídica: Contrate AGORA nossa consultoria jurídica

    📩 Entre em Contato: Caso tenha alguma dúvida, ou necessite de uma orientação, nosso escritório está aqui para apoiá-lo (a): https://danielacoelhoadv.com.br/

    Siga também nosso perfil no instagram para acompanhar as novidades: @advdanielacoelho 😊

    • Sobre o autorAdvocacia com perspectiva de gênero na defesa do direito das mulheres
    • Publicações359
    • Seguidores398
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-federal-institui-estrategia-nacional-de-empreendedorismo-feminino-estrategia-elas-empreendem/2361729986

    Informações relacionadas

    Daniela Cabral Coelho, Advogado
    Notíciashá 16 dias

    Sancionada lei que prevê a parentalidade positiva e o direito ao brincar para prevenir violência contra crianças

    Daniela Cabral Coelho, Advogado
    Notíciashá 16 dias

    Enteada era vítima do padrasto desde os 10 anos

    Campagnoli Advocacia, Advogado
    Notíciashá 16 dias

    Vendedora consegue anular pedido de dispensa durante gravidez sem homologação sindical.

    Daniela Cabral Coelho, Advogado
    Notíciashá 16 dias

    Ex-marido de Ana Hickmann, Alexandre Correa vira réu de queixa-crime movida por Edu Guedes

    Daniela Cabral Coelho, Advogado
    Notíciashá 16 dias

    Mulheres e Ministério dos Transportes assinam protocolo de intenções para promover Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)