Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vendedora consegue anular pedido de dispensa durante gravidez sem homologação sindical.

    Publicado por Campagnoli Advocacia
    há 14 dias

    A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho anulou o pedido de demissão feito por uma vendedora da Amony Comércio de Artigos Infantis, pequena empresa de São Paulo, que estava grávida na ocasião. A nulidade decorreu do fato de a rescisão não ter sido homologada por sindicato ou autoridade competente, como determina a CLT, quando se trata de pedido de demissão de pessoa com direito à estabilidade.

    A vendedora disse que havia sido forçada a pedir demissão, durante a gravidez, após sofrer assédio de um cliente, fato que já havia sido comunicado a seu chefe. Outro motivo foi o medo de pegar covid-19, porque, segundo seu relato, a empresa não fornecia proteção e expunha empregados e clientes ao vírus.

    Contudo, pediu a nulidade da dispensa e o reconhecimento do direito à estabilidade, com indenização compensatória por esse período. Entre outros pontos, ela alegou que o pedido de demissão não havia sido homologado pelo sindicato, como exige o artigo 500 da CLT em casos que envolvem a estabilidade.

    O juízo da 54ª Vara do Trabalho de São Paulo (SP) julgou improcedentes os pedidos, e o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região manteve a decisão. Para o TRT, a Constituição protege as gestantes apenas de despedidas por iniciativa do empregador, e o artigo 500 da CLT só se aplica a empregados com estabilidade por tempo de serviço.

    A ministra Maria Cristina Peduzzi, relatora do recurso de revista da trabalhadora, afirmou que, de acordo com a jurisprudência do TST, é necessária a homologação, independentemente da duração do contrato de trabalho. “O reconhecimento jurídico da demissão da empregada gestante só se completa com a assistência do sindicato profissional ou de autoridade competente”, assinalou, lembrando que a estabilidade provisória é direito indisponível e, portanto, irrenunciável.

    Por unanimidade, a Turma declarou nula a dispensa e determinou o retorno do processo ao TRT para que examine outros pedidos da vendedora.

    Fonte: TST.

    #direito #direitodotrabalho #gestante #estabilidade #demissão #sindicato #nulidade #gravidez #g1 #clt #tst

    • Sobre o autorAdvocacia e Consultória Jurídica
    • Publicações193
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vendedora-consegue-anular-pedido-de-dispensa-durante-gravidez-sem-homologacao-sindical/2361803625

    Informações relacionadas

    Daniela Cabral Coelho, Advogado
    Notíciashá 14 dias

    Sancionada lei que prevê a parentalidade positiva e o direito ao brincar para prevenir violência contra crianças

    Daniela Cabral Coelho, Advogado
    Notíciashá 14 dias

    Enteada era vítima do padrasto desde os 10 anos

    Bernardo César Coura, Advogado
    Notíciashá 14 dias

    Dificuldade para registro da transferência do imóvel justifica emprego de usucapião

    Daniela Cabral Coelho, Advogado
    Notíciashá 14 dias

    Governo Federal institui Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino - Estratégia Elas Empreendem

    Webert Dixini Miranda, Administrador
    Notíciashá 14 dias

    STJ decide sobre responsabilidade de BANCO após comunicação de roubo do celular

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)