Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Governo quer limitar desmatamento de florestas no Amapá

Estado tem 2,20% do território desmatado, segundo a Sema. Proposta é manter regiões de mata preservadas para conseguir recursos

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Imagem mostra desmatamento na floresta amaznica no Amap em razo de garimpos ilegais Foto DivulgaoGrayton ToledoGoverno do Amap Imagem mostra desmatamento na floresta amazônica, no Amapá, em razão de garimpos ilegais (Foto: Divulgação/Grayton Toledo/Governo do Amapá)

Um estudo realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) busca definir um limite para o desmatamento no Amapá. A intenção é manter a preservação da floresta do estado, que atualmente tem uma taxa acumulada de 2,20% do território desmatado e 73% das florestas preservadas através de unidades de conservação e áreas indígenas, segundo a Sema. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (21), durante o encontro da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF), emMacapá.

Por causa do alto nível de preservação das florestas amapaenses, o governo do estado tenta buscar recursos federais como contrapartida pela conservação. A Secretaria de Meio Ambiente informou que os gastos para manter a floresta intacta são subsidiados de forma integral com recursos do tesouro estadual.

Secretrio estadual de Meio Ambiente Grayton Toledo Foto Abinoan SantiagoG1

Secretário estadual de Meio Ambiente, GraytonToledo (Foto: Abinoan Santiago/G1)

“Temos que ter recursos porque estamos ajudando as demais regiões com a nossa preservação por absorção de gás carbônico”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Grayton Toledo.

A definição do nível de desmatamento no Amapá ajudará na manutenção da floresta, colocando um limite que deverá ser seguido. A criação do dado depende da elaboração da base cartográfica, instrumento que representa a realidade de um terreno através de símbolos gráficos.

“Temos dificuldade em ver como está o desmatamento no estado por causa das nuvens. Então iniciamos a criação da nossa base cartográfica por convênios firmados com o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] e Exército para saber como está a nossa floresta”, afirmou Toledo.

A definição do limite do desmatamento faz parte das políticas do programa de treinamento da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta, estabelecido em 2008 para reduzir a emissão de gás carbônico com a diminuição do desmatamento. A iniciativa é composta pelo Amapá e mais cinco estados brasileiros e outros 19 de outros países.

Fonte: Abinoan Santiago - http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2014/05/governo-quer-limitar-desmatamento-de-florestas-no-amapa...

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3786
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações550
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-quer-limitar-desmatamento-de-florestas-no-amapa/120003324

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É justo. continuar lendo

G1 não mostra as fazendas do velho Sarney, e dos demais "legisladores" amapaenses que se utilizam de seus cargos para tomar conta de terras virgens no Amapá, as riquezas daqui estão sendo escodas pra China EUA Japão e a culpa é do sacana do Eike batista deu de mãos dada o "ouro" literalmente o ouro, nas mãos dos gringos. O problemas dos garimpeiros é o de menos. Vou parar por aqui não quero ser ameaçado de morte como alguns conterrâneos. Falei demais. continuar lendo