Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Governo vê placar apertado, mas espera que plenário do STF reverta suspensão de emendas de relator

há 3 anos

O fim de semana foi marcado por um clima de contrariedade entre integrantes do governo Jair Bolsonaro e aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O motivo: a decisão liminar da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o pagamento das emendas de relator – que ficaram conhecidas como “orçamento secreto”.

Após serem surpreendidos na sexta-feira (5), articuladores políticos do governo esperam reverter no plenário virtual do Supremo a decisão liminar de Weber. Levantamento preliminar feito pelo grupo indica uma Corte dividida, ou seja, um placar final apertado.

O tema será levado ao plenário virtual do Supremo entre terça (9) e quarta-feira (10), quando os demais ministros poderão confirmar ou derrubar a decisão de Rosa Weber. Eles podem ainda pedir destaque do tema, o que levaria o julgamento para o plenário físico em data a ser definida.


>>>> Curso de inglês para iniciantes.

>>>> Curso de inglês intermediário.


No Supremo, alguns ministros já sinalizaram que manter a suspensão do pagamento das emendas representaria uma interferência do Judiciário nos poderes Executivo e Legislativo. Com base neste argumento, o Planalto espera uma mudança de posição em plenário.

Mesmo assim, há possibilidade concreta de o STF decidir por um "caminho do meio", retomando o pagamento das emendas e impondo regras de transparência, da origem ao destino, para as emendas do chamado "RP9".

Seja qual for o placar, a percepção no governo é de que o julgamento no plenário virtual do STF deve ter reflexo nas articulações da PEC dos Precatórios. E, por isso, vai demandar esforço extra do Planalto e do grupo de Lira para aprovar a proposta de emenda à Constituição em segundo turno na Câmara.

A sessão para retomar a votação do texto está marcada para as 9h de terça, ou seja, ocorrerá simultaneamente à análise da suspensão das emendas no plenário virtual do STF.

A liberação de cerca de R$ 1 bilhão em emendas de relator nos dias que antecederam a votação do primeiro turno da PEC dos Precatórios foi um fator decisivo para conseguir o apertado placar favorável ao texto, na avaliação de parlamentares.

Outra frente


A própria votação da PEC dos Precatórios em primeiro turno, na última quinta (4), também é questionada em três mandados de segurança enviados ao STF. A expectativa de deputados governistas é de que as medidas também não prosperem, e de que o Supremo escolha não interferir.

Rosa Weber também é relatora dessas ações e, no fim de semana, abriu prazo de 24 horas para que a Câmara envie explicações sobre o rito de votação. Os parlamentares afirmam, nos mandados, que Lira desrespeitou a Constituição e o regimento interno da Câmara.

Fonte e publicação original: G1. Por Gerson Camarotti.

Veja também:



>> Combo Essencial Advogado - 11 documentos básicos e essenciais que qualquer advogado ou advogada necessita para o seu diaadia + suporte + 1 brinde exclusivo. Clique e saiba mais! ✔️✔️✔️



>>>>> Contrato de locação de imóvel por temporada + suporte + 2 brindes ✔️✔️✔️



>>>Modelo de contato de locação de veículo para uso em app de transporte de passageiros. ✔️✔️ ✔️✔️

  • Sobre o autorFique por dentro de todas as atualidades no mundo jurídico!
  • Publicações81
  • Seguidores31
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações30
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-ve-placar-apertado-mas-espera-que-plenario-do-stf-reverta-suspensao-de-emendas-de-relator/1311415611

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)