Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    GUAÍRA - Por improbidade, Promotoria de Justiça ajuíza ações contra vereador

    A 1.ª Promotoria de Justiça da comarca de Guaíra (Região Oeste) ajuizou ação civil pública, por ato de improbidade administrativa, contra um vereador do Município. Ele é suspeito de gastar R$ 1.590,00 em recursos públicos, durante viagem para tratar de assuntos pessoais, no ano passado.

    O Ministério Público aponta, na ação, que o parlamentar, a pretexto de atualização e capacitação para o exercício de suas funções, representando a Câmara Municipal, atestou ter participado de um curso (Seminário Câmara Legal), realizado entre os dias 06 a 08 de novembro de 2013, em Curitiba. No entanto, o real objetivo da viagem seria tratar de interesses particulares no gabinete de um deputado estadual.

    Na comprovação de despesas à Câmara, quando apresentou as notas fiscais de hospedagem e alimentação, o vereador citou sua visita ao deputado, como se fosse tratar da obtenção de recursos para a cidade de Guaíra. Porém, investigação da Promotoria de Justiça revelou que o vereador dissimulou seu real interesse ao participar do curso de aperfeiçoamento em Curitiba, uma vez que seu único intento era a tratativa de interesses particulares e escusos com o deputado estadual.

    Dados obtidos por meio de interceptação telefônica do vereador apontam que ele se utilizou da participação no curso para visitar o deputado estadual, com o intuito de solicitar sua interferência em investigações conduzidas à época pela Polícia Civil do Paraná, em caso envolvendo um esquema fraudulento de aprovação e obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) perante o Detran de Guaíra. Um dos investigados era o próprio vereador de Guaíra.

    Além da condenação do requerido nos termos da Lei de Improbidade Administrativa (que pode ensejar desde a reparação do dano até a perda da função pública), o MP requereu à Justiça o bloqueio de bens do vereador, para assegurar o ressarcimento dos danos causados ao erário municipal. A medida foi deferida.

    Esfera criminal - Além da ação civil pública, foi encaminhada à Justiça denúncia criminal, que foi recebida, contra o vereador pela prática dos crimes previstos nos artigos 299 do Código Penal (omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa), 304 do CP (fazer uso de qualquer dos papéis falsificados ou alterados) e 313 (peculato mediante erro de outrem).

    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/guaira-por-improbidade-promotoria-de-justica-ajuiza-acoes-contra-vereador/153473243

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)