Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Guarda Municipal tem direito a sindicato

    há 12 anos

    O juiz da 4ª Vara de Feitos da Fazenda Pública Municipal da comarca de Belo Horizonte, Renato Luís Dresch, determinou que autoridades da Guarda Municipal se abstenham de instaurarem sindicância ou processo administrativo contra dois guardas municipais por estarem filiados à entidade sindical que os representa. O magistrado reconheceu inconstitucional o artigo 130 da Lei Municipal que proíbe aos guardas municipais a sindicalização, a greve e a atividade político-partidária.

    Os autores da ação disseram que são servidores públicos ocupantes do cargo de guarda municipal e que foram intimados por autoridades da corporação para prestarem declarações em processo administrativo aberto contra eles. Segundo eles, a razão do processo é o fato de serem filiados a sindicato, o que seria proibido pelo artigo 130 da Lei Municipal 9.319/2007 que impede aos guardas municipais a sindicalização, a greve e a atividade político-partidária

    As autoridades da Guarda Municipal alegaram que foi instaurado procedimento para apurar os fatos, em razão de indícios de falta disciplinar pela suposta sindicalização dos dois servidores. Argumentaram que o direito à sindicalização, à greve e ao exercício político e partidário poderia fragilizar a garantia constitucional de segurança dos cidadãos e que as proibições são necessárias à ordem e à hierarquia da Instituição.

    Segundo o juiz, a livre associação sindical é prevista na Constituição Federal no capítulo dos Direitos Sociais em seu artigo que diz que “ é livre a associação profissional ou sindical” e no capítulo da Administração Pública prevista no artigo 37 parágrafo VI que explicita que “é garantido ao servidor público civil o direito a livre associação sindical”. Sendo este o caso dos guardas municipais.

    Essa decisão é de 1ª instância e está sujeita a recurso.

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

    Fórum Lafayette

    (31) 3330-2123

    ascomfor@tjmg.jus.br

    Processo nº: 0024 11 263.222-9

    • Publicações11204
    • Seguidores1706
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações708
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/guarda-municipal-tem-direito-a-sindicato/2945313

    Informações relacionadas

    Rafael Kolonetz, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Modelo simples - Recurso Administrativo - Prova objetiva - Resultado preliminar

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 7 anos

    Guardas municipais não devem ter greve julgada na Justiça do Trabalho, decide STF

    Artigoshá 4 anos

    Quem pode associar-se em sindicatos?

    Douglas Cunha, Advogado
    Artigoshá 10 anos

    Fontes do Direito Administrativo

    Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Razões de Apelação- Maria da Penha

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)