Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Herdeiro consegue liberação de valor para quitar dívida do espólio

O herdeiros não podia usar os valores porque há recurso pendente em processo de reconhecimento de paternidade socioafetiva entre o falecido e a enteada dele.

há 3 anos

A juíza Monique Abreu David, em exercício no RJ, deferiu o levantamento de R$ 23 mil para que um herdeiro possa adimplir dívidas do espólio, mesmo estando pendente recurso sobre relação de paternidade socioafetiva entre o falecido e sua enteada.

O caso trata de ação de inventário e partilha do espólio de um homem, no qual o filho do falecido foi nomeado inventariante. Entretanto, a enteada do falecido pleiteia sua integração no polo ativo da demanda de inventário aduzindo que houve entre ela e ele uma relação de paternidade socioafetiva.

O pedido da enteada foi julgado improcedente em 1ª instância e agora encontra-se em grau de recurso. Em razão da pendência de julgamento deste ponto, foi determinado o sobrestamento do feito de inventário até a resolução do processo de reconhecimento de paternidade socioafetiva.

Acontece que o herdeiro está desempregado e não tem como arcar com as obrigações fiscais e tributárias e nem com as manutenções dos imóveis objetos do inventário. Por isso, ele pediu à Justiça o levantamento dos valores em conta para manutenção dos referidos imóveis e pagamento dos impostos.

Levantamento de valores

O pedido foi atendido pela juíza Monique Abreu David, em exercício, para que sejam quitadas despesas aos bens inventariados.

A magistrada registrou que o herdeiro comprovou a existência de dívidas do espólio e a, consequente necessidade de quitá-las. Nesse sentido, a juíza determinou a expedição de alvará em favor do inventariante para recebimento dos valores depositados em banco, "os quais deverão ser utilizados única e exclusivamente para o pagamento das dívidas do espólio".

Os advogados João Bosco Won Held Gonçalves de Freitas Filho e Vinicius Honorato (João Bosco Filho Advogados) atuaram pelo herdeiro.

Fonte: Migalhas < https://www.migalhas.com.br/quentes/354026/herdeiro-consegue-liberacao-de-valor-para-quitar-divida-d... >

Foto:

  • Sobre o autorAdvocacia Artesanal Moderna Especializada - Alta Qualidade Técnica
  • Publicações21
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações58
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/herdeiro-consegue-liberacao-de-valor-para-quitar-divida-do-espolio/1307856430

Informações relacionadas

Osmar Malta, Advogado
Modeloshá 4 anos

Pedido de alvará em inventário

Petição Inicial - TJSP - Ação Inventário c/c Pedido Liminar de Expedição de Alvará de Levantamento de Valores - Inventário

Vinicios e Cardoso Advogados, Advogado
Artigosano passado

Alvará Judicial para liberar dinheiro de falecido: uma alternativa ao inventário.

Petição Inicial - TJSP - Ação de Requerimento de Pagamento de Divida do Espolio de Sebastião Donizete de Menezes , Brasileiro, Casado, Motorista, Portador da Carteira de - Habilitação de Crédito

Cassio Motta, Advogado
Modeloshá 2 anos

[Modelo] Petição de Inventário/Partilha/Arrolamento Extrajudicial

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)