Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

Higienização da Copa: Defensoria Pública de Salvador aciona ação contra a prefeitura por remover moradores de rua com jatos d’água

Publicado por Wagner Francesco ⚖
há 10 anos

A Defensoria Pública da Bahia ajuizou uma ação civil contra o prefeito de Salvador, ACM Neto, o secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Henrique Trindade, e a presidente da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), Kátia Alves, por violar os direitos humanos de pessoas que moram nas ruas da cidade. De acordo com a defensora pública Fabiana Miranda, a ação já foi aceita pela Justiça e tramita na 6ª Vara da Fazenda Pública da capital baiana.

“Na ação, nós pedimos que a prefeitura pare de jogar jatos d'água nos moradores de rua, que não recolham seus pertences e joguem em caminhões como lixo, e que não os levem para abrigos não reconhecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome”.

A ação pede que a Justiça fixe uma multa a ser paga pelo Município e pelos órgãos responsáveis pelas lesões aos direitos das pessoas em situação de rua, em caso de descumprimento das medidas para que os atos sejam cessados.

“Nós pedimos uma indenização por danos morais em favor dos moradores de rua identificados que sofreram as agressões e uma indenização por danos morais coletivos, por entender que isso é um crime contras os direitos humanos e a sociedade como um todo sofre com isso."

Miranda conta que, desde o começo da investigação, foi identificado um comboio com um caminhão da prefeitura, veículos de passeio despadronizados, uma Kombi e um caminhão da Limpurb em circulação, durante a madrugada, para “convidar” as pessoas a entrar na van para serem levadas a abrigos. Segundo os relatos, quem oferece resistência aos convites, sofre agressões físicas. Fica a cargo da Limpurb jogar jatos d'água contra os moradores de rua que se recusam a sair da localidade. Além disso, são retirados pertences, como documentos, cobertores, roupas e sapatos, e jogados nos caminhões como se fossem lixo.

A ação foi baseada em depoimentos 12 moradores de rua, que assinaram os termos de declarações. As demais vítimas tiveram medo de represálias.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/justiça/noticia/48878-higienizacao-da-copa-defensoria-aciona-prefeit...

  • Publicações515
  • Seguidores5441
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações162
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/higienizacao-da-copa-defensoria-publica-de-salvador-aciona-acao-contra-a-prefeitura-por-remover-moradores-de-rua-com-jatos-d-agua/121945061

16 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu sou favorável à copa, mas tratar a população assim só o ACM neto. Tá no sangue. continuar lendo

Um absurdo essa ação da prefeitura. Tais moradores estão sendo tratados como restos de uma feira livre. Cadê a política urbana? Ações sociais para tirá-los das ruas de forma humana? Não sabemos por quê estão lá, e alguns tem vergonha de contar, pois acham que sofrer nas ruas seria uma forma de punição por algum erro. Esse prefeito deveria tomar um jato de água de um carro pipa e ser varrido da face da terra! continuar lendo

Minha nossa... continuar lendo

Tudo por um evento! continuar lendo