Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Honorários advocatícios devem ser apurados com base no valor da condenação em obrigação de fazer

    A 9ª Turma do TRT-MG confirmou a decisão de 1º grau que condenou uma instituição bancária ao pagamento de honorários advocatícios, apurados com base no percentual de 15% do valor da condenação, que envolve obrigação de fazer e é definida como causa de valor inestimável, nos termos do parágrafo 4º , do artigo 20 , do Código de Processo Civil .

    No caso, o juiz sentenciante condenou o banco reclamado em obrigação de fazer, que consiste em reintegrar o reclamante no emprego, determinando que a sua estabilidade perdurará até que seja contratado um substituto de condição semelhante.

    Em seu voto, o relator do recurso, desembargador Antônio Fernando Guimarães, adotou o entendimento consolidado na jurisprudência majoritária, segundo o qual os honorários advocatícios devem ser fixados de acordo com o parágrafo 4º do artigo 20 do CPC , em caso de condenação que envolva obrigação de fazer, uma vez que esta se encontra incluída na expressão "causas de valor inestimável" do referido dispositivo. Desta forma, foi mantida a sentença.

    ( RO nº 00400- 2008-107-03-00-7 )

    • Publicações8632
    • Seguidores631501
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações799
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/honorarios-advocaticios-devem-ser-apurados-com-base-no-valor-da-condenacao-em-obrigacao-de-fazer/1062477

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)