Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

IBAMA reconhece que o autuado não praticou a infração e anula multa de mais de 8 milhões de reais

há 3 anos

Por meio de decisão proferida no processo administrativo nº 02018.000482/2015-29, o Superintendente do IBAMA no estado do Pará anulou uma multa de 8.305.000,00 (oito milhões trezentos e cinco mil reais).

A multa foi aplicada em 28 de fevereiro de 2015 pelo suposto desmatamento de uma área de 1.660,58 hectares.

Desde o início do processo administrativo o autuado sustentou em sua defesa não ter sido o responsável pelo desmatamento.

Ainda no ano de 2019 ele foi absolvido no processo criminal que apurava o cometimento da infração. Naquele processo o juiz entendeu que não restou comprovada a autoria delitiva.

A decisão do IBAMA se fundamentou em um relatório circunstanciado no qual se concluiu que o autuado não desmatou a área objeto do auto de infração.

Segundo consta no relatório, durante a operação de fiscalização, a identificação da autoria foi feita com base em informações prestadas por terceiros. Além disso, foi relatado que a área é proveniente de invasão e não possui documentação, além de os CAR's existentes se sobreporem uns aos outros, sendo difícil identificar o real proprietário.

Clique aqui para falar com o advogado pelo Whatsapp

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Ambiental
  • Publicações46
  • Seguidores37
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações187
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ibama-reconhece-que-o-autuado-nao-praticou-a-infracao-e-anula-multa-de-mais-de-8-milhoes-de-reais/1296106512

Informações relacionadas

Recurso - TRF01 - Ação Destruição ou Degradação mediante Desmatamento ou Exploração Econômica - Apelação Criminal - contra Ministério Público Federal (Procuradoria

Desmatamento sem autorização fora da reserva legal deve ser reparado

Petição - TJAM - Ação Destruição ou Degradação mediante Desmatamento ou Exploração Econômica - Termo Circunstanciado

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Caio Oliveira Freitas
2 anos atrás

Muito bom! continuar lendo