Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

ICMS sobre deslocamentos de mercadorias entre estabelecimentos de um mesmo contribuinte.

Publicado por Gabriela Batista
há 3 anos

O Supremo Tribunal Federal finalizou no dia 16 deste mês de abril de 2021, o julgamento da tese nº 1099 da repercussão geral, que tratava da incidência do ICMS sobre deslocamento de mercadorias em estabelecimentos de um mesmo contribuinte.

O julgamento declarou inconstitucional trechos da Lei Kandir (LC nº 87/96), que previa a incidência do imposto nestes casos de circulação de mercadorias.

Para o relator do recurso, o Ministro Edson Fachin, "a circulação capaz de ensejar o fato gerador e a consequente cobrança do tributo, é a circulação jurídica da mercadoria, e não o mero deslocamento entre estabelecimentos do mesmo contribuinte, ainda que este deslocamento ocorra em unidades federadas diferentes". Ressaltou que este, inclusive, é o entendimento consolidado da Corte.

Isto quer dizer, que o contribuinte não está obrigado a recolher o ICMS nestes casos de circulação de mercadorias entre seus estabelecimentos, porém desde que seja mero deslocamento das mercadorias, sem qualquer atividade econômica almejada.

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Tributário
  • Publicações4
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações33
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/icms-sobre-deslocamentos-de-mercadorias-entre-estabelecimentos-de-um-mesmo-contribuinte/1200159086

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)