Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Imóvel de luxo também pode ser declarado impenhorável, reafirma STJ

Publicado por Consultor Jurídico
há 8 anos

Imóveis residenciais de alto padrão ou de luxo não estão excluídos da proteção conferida aos bens de família e também são impenhoráveis. Com esse entendimento, a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça reafirmou jurisprudência que impede a penhora do bem de família, mesmo sendo considerado um imóvel de alto valor mercadológico. A decisão foi por maioria de votos.

O caso envolve uma associação que reúne moradoras de um condomínio em São Paulo que solicitou penhora de parte do único imóvel residencial de uma família para possibilitar o pagamento da dívida da proprietária com a entidade.

No voto vencido, o ministro Luis Felipe Salomão propôs uma reinterpretaçã...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores11018
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1193
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/imovel-de-luxo-tambem-pode-ser-declarado-impenhoravel-reafirma-stj/393455180

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Raymundo Avelino
7 anos atrás

Meus sinceros parabéns aos ministros da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. continuar lendo

Rodney Souza
7 anos atrás

O melhor é que o bem de família do devedor é impenhorável, mas o do fiador não. Ou seja, o devedor tem mais dignidade que o fiador. Algumas leis brasileiras são sofríveis.
Tenha um crédito e um devedor mala do outro lado que você saberá o quanto a lei protege o devedor é deixa o credor descoberto. continuar lendo

Norberto Moritz Koch
7 anos atrás

Eu entendo, já ouvi de professores, que o bem pode ser vendido, e uma parte deste retorna ao devedor para adquirir um outro imóvel de acordo com suas necessidades, medidas estas não pelo "status social" do devedor mas materialmente.
Cada caso é um caso, mas não concordo com absoluta impenhorabilidade do bem de família; é um estímulo ao calote. continuar lendo

Desculpe-me, de antemão, mas o devedor não poderia mudar-se para um imóvel menor, uma edicula tipo quatro paredes e um teto de zinco ? É certo dar o passo maior que as pernas e querer manter o que não foi conquistado ?? Sera que os EUA estão completamente errados ???

Pena que meus pais me ensinaram a honra, a dignidade e a preocupação com o próximo, ensinamentos que repassei aos meus filhos e estou passando aos meus netos. Eles estão completamente despreparados para viver neste país.

Parabéns genitores de Lula, Fernandinho beira mar e o outro beira riacho. Educaram corretamente seus filhos para viverem nesta terra preparada para eles, sem terremotos, furacões ou vulcões. continuar lendo