Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Indeferida liminar em ADC proposta pelo governador do DF sobre Lei de Licitações

    Publicado por Instituto Rui Barbosa
    há 17 anos

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cezar Peluso indeferiu liminar na Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 16 , proposta pelo governador do Distrito Federal, em relação a dispositivo da Lei de Licitações e Contratos.

    A ADC foi ajuizada para que o STF confirme ou não a constitucionalidade do artigo 71 , parágrafo 1º , da Lei 8.666 /93 (Lei de Licitações), que, segundo o governador, tem sofrido retaliações por parte do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Isso porque o artigo prevê que a administração pública não é responsável pelos débitos trabalhistas dos terceirizados, enquanto o TST é totalmente contrário a essa diretriz.

    Por não concordar com o que estabelece o artigo, o Tribunal editou súmula responsabilizando, subsidiariamente, tanto a administração direta quanto a indireta, em relação aos débitos trabalhistas, quando elas forem contratantes de qualquer serviço terceirizado.

    Assim, o governador pediu a concessão da liminar para determinar que os juízes e tribunais “suspendam imediatamente todos os processos que envolvam a aplicação do enunciado do TST, até o julgamento definitivo desta ADC”. Dessa forma, os tribunais ficariam impedidos de dar qualquer nova decisão no sentido de impedir ou afastar a eficácia do artigo 71 .

    Decisão

    O relator do caso, ministro Peluso, indeferiu a liminar e afirmou ser inviável a concessão do pedido, considerando a complexidade do caso. Para o ministro, “seria por demais precipitado deferir, nesse momento, liminar destinada a suspender o julgamento de todos os processos que envolvam a aplicação do artigo 71 , parágrafo 1º , da Lei 8.666 /93, antes que se dote o processo de outros elementos instrutórios aptos a melhor moldar o convencimento judicial”.

    Depois de indeferir a liminar, o ministro Cezar Peluso solicitou informações ao TST sobre a aplicação da norma questionada e abriu vista do caso ao procurador-geral da República.

    • Publicações1375
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/indeferida-liminar-em-adc-proposta-pelo-governador-do-df-sobre-lei-de-licitacoes/131126

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)