Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    INSS é condenado ao pagamento de Benefício Assistencial de idosa sem condição de arcar com custos de medicamento e tratamento médico

    Fonte: TRF4

    Publicado por Raphael Luque
    ano passado

    O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou o direito de uma mulher de 68 anos, moradora de Lagoa Vermelha (RS), de receber o benefício de prestação continuada ao idoso (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão é da 6ª Turma e foi proferida por unanimidade em 18/5. O colegiado levou em consideração que a idosa reside com o marido e que o grupo familiar possui renda proveniente somente da aposentadoria de um salário mínimo do homem, configurando a situação de risco social em razão de despesas com alimentação, medicamentos e atendimento médico.

    A 6ª Turma confirmou a concessão do benefício, estabelecendo que o INSS deve pagar o BPC desde a data do requerimento administrativo, com as parcelas vencidas sendo acrescidas de correção monetária e juros.

    A relatora, desembargadora Taís Schilling Ferraz, destacou que “a questão controvertida cinge-se a situação de vulnerabilidade social do grupo familiar; ainda que a renda per capita esteja um pouco acima do limite legal, este é apenas um dos indicadores da condição de vulnerabilidade social, não sendo absoluto e devendo ser cotejado com as demais provas”.

    • Sobre o autorDireito Previdenciário & Administrativo
    • Publicações121
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inss-e-condenado-ao-pagamento-de-beneficio-assistencial-de-idosa-sem-condicao-de-arcar-com-custos-de-medicamento-e-tratamento-medico/1848453572

    Informações relacionadas

    Junco Advogados, Advogado
    Notíciashá 11 meses

    INSS deve retomar pagamento de benefício assistencial para adolescente com deficiência auditiva

    Ian  Varella, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    Gastos com saúde não são contabilizados no amparo assistencial ao idoso e ao deficiente

    Defensoria Pública da União
    Notíciashá 8 anos

    Justiça impede INSS de usar prazo de dois anos para caracterizar deficiência

    Robson Magno, Advogado
    Notíciashá 2 anos

    Reativação de LOAS/BPC após atualização do CadÚnico

    Elias Brasilino, Advogado
    Notíciashá 2 anos

    Sancionada lei que garante direito as pessoas com visão monocular.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)