Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

INSS - O Autônomo também deve contribuir?

#RapidinhaDiária

Publicado por Renata Reis
há 4 anos

SIM! O INSS tem natureza tributária e não cabe ao contribuinte escolher voluntariamente se quer ou não contribuir, então toda e qualquer pessoa que trabalha de forma remunerada deve pagar o INSS, seja o trabalhador de carteira assinada, o profissional liberal, o autônomo ou o temporário.

Caso não pague o INSS, o cidadão corre o risco de ser autuado pela Receita Federal e ter que pagar de uma só vez todas as contribuições atrasadas.

Os benefícios pagos pelo INSS têm um teto de valor não muito alto, entretanto a alíquota da contribuição paga mensalmente ao INSS também se limita a esse teto. Então uma boa opção é buscar paralelamente a previdência privada, já que a aposentadoria do INSS garante um valor mínimo e talvez o contribuinte não consiga manter o mesmo padrão de vida quando trabalhava somente com o INSS.

O autônomo segurado garante a aposentadoria por idade ou tempo de serviço e também aposentadoria em caso de acidente ou invalidez que o impossibilitem de continuar trabalhando.

  • Publicações13
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações30
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inss-o-autonomo-tambem-deve-contribuir/781543674

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)