Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

INSS - veja 10 dicas para vencer o medo da banca

Especialista elaborou uma espécie de "guia de sobrevivência". Seleção oferece 950 vagas - 800 de nível médio e 150 de nível superior.

há 9 anos

O concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para 950 vagas, autorizado em junho e cujo edital deve sair até dezembro, será organizado pelo Cebraspe, antigo Cespe/UnB. Serão 800 vagas para técnico do seguro social (nível médio) e 150 para analista do seguro social, com graduação em serviço social.

INSS - veja 10 dicas para vencer o medo da banca

Por cobrar questões de certo e errado, em que uma resposta errada anula uma certa, e não de múltipla escolha, o Cespe é uma banca temida pela maioria dos candidatos. Além disso, candidatos acostumados com o "decoreba" para as provas pode encontrar dificuldades, pois a organizadora pede sempre o entendimento e compreensão dos assuntos, e não a memorização pura e simples.

Confira o "guia de sobrevivência" com 10 dicas fundamentais para se dar bem nas provas elaboradas pelo Cebraspe:

1.O cartão de respostas do Cespe tem como opções: C e E. Se você assinalar uma das opções e depois perceber que deveria ter marcado a outra, preencha as duas. Isso significa que você não pontuará e nem perderá ponto, pois a questão estará sendo anulada. Da mesma forma, se você não preencher nenhuma das duas opções, a questão também será anulada. Portanto, se você acertar 60 questões e deixar as outras 60 em branco, ganhará 60 pontos. Sem perder pontos.

2. Resolva primeiro as questões que você considera que sabe. Deixe as questões que tiver dúvidas, ou que você não sabe, para o final, mas já faça uma marcação na sua prova. Escreva ao lado da questão “dúvida”, e a provável resposta, ou “não sei”.

3. Deixe questões que envolvem contas por último. Elas demandam muito tempo e é perigoso fazê-las antes das questões que exigem apenas leitura. Senão, você pode acabar não conseguindo fazer várias questões simples porque perdeu tempo em questões complicadas.

4. Ao se deparar com alguma que gere dúvida, pense se você não sabe a resposta ou se apenas está em dúvida. No caso de apenas estar em dúvida, vale a pena arriscar, considerando que você se preparou bem para a prova e, portanto, há uma probabilidade grande de acertar a maioria das questões que gerem dúvida. Marque. Já no caso de realmente não saber a resposta, vale a pena deixar a questão em branco para não perder pontos.

5. Numa prova de 120 questões, tente não deixar mais do que 10 em branco. Duas são as razões para um candidato deixar muitas questões em branco: ou ele não está suficientemente preparado, ou está com muito medo de marcar. O primeiro caso não tem jeito. Você terá que estudar mais para o próximo concurso, mas o segundo caso é que preocupa. Porque ele sabe a matéria, mas “amarela” na hora da prova. Não faça isso. O único jeito de ser aprovado é fazendo muitos pontos e perdendo poucos. Você precisa fazer pontos e, se deixar muitas questões em branco, não terá pontos suficientes para passar.

6. Aceite um fato: haverá questões que você “terá certeza” de que acertou, mas errará, bem como acertará questões que estava em dúvida. Por isso, não esqueça das dicas 4 e 5.

7. Por mais que você estude, nunca conseguirá gabaritar uma prova do Cespe. Normalmente o primeiro colocado nos concursos organizados por essa banca faz 80% dos pontos. Sendo assim, mesmo que você esteja sabendo muito bem a matéria, não se desespere ao se deparar com questões que você não sabe. Isso é normal.

8. Reserve uma hora para fazer a redação e 40 minutos para marcar a folha de respostas. Marque nela todas que você tiver certeza. Se der tempo, revise as questões que você teve dúvida e marque-as também.

9. Após preencher a folha de respostas (por exemplo: 100 itens respondidos e 20 em branco), conte a quantidade de itens que você marcou C e os que assinalou E. Por exemplo: 60 E e 40 C. Observe que há um número bem maior de alternativas E em relação à C. Se a prova tem 120 itens, a tendência é que no gabarito da banca haja 60 E e 60 C. Sendo assim, você vai assinalar C em todas as alternativas em branco. A probabilidade é de que você acerte a maioria dessas 20. Se você acertar 11 e errar 9, já terá valido a pena, pois ganhará 2 pontos. A tendência é que você acerte bem mais do isso e ganhe muitos pontos só com essa técnica.

Resumindo: após contar quantos C e E você marcou, não deixe nenhum item “em branco”. Marque todos eles com a opção que você menos marcou na sua Folha de Respostas. Essa dica vale, inclusive, para a parte de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos. Se forem 50 itens de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, o gabarito será meio a meio em cada. Ou seja, 25 itens C e 25 E na primeira parte e 35 C e 35 E na segunda.

10.Faça provas inteiras do Cespe para aplicar as técnicas de forma completa. Poucos pontos podem fazer a diferença entre você conseguir ou não a sua vaga.

Fonte

www.qualconcurso.com.br

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4396
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1416
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inss-veja-10-dicas-para-vencer-o-medo-da-banca/240966876

Informações relacionadas

Questões Inteligentes, Administrador
Artigoshá 9 anos

Aprovação no concurso do INSS em três passos

CERS Cursos Online, Jornalista
Notíciashá 9 anos

Carreiras: técnico previdenciário do INSS

Questões Inteligentes, Administrador
Notíciashá 10 anos

6 fatos sobre as provas do Cespe, a banca mais temida

Questões Inteligentes, Administrador
Notíciashá 9 anos

Sabe como organizar um cronograma de estudo para o INSS? Veja exemplos

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

ótimas dicas. continuar lendo

Todas as dicas são excelentes, porém, tenho que dizer que não concordo com a dica número 9.
Já é sabido o sistema de anulação de questões da Cespe, então nas 20 questões deixadas em branco, você chutar em uma só alternativa com base na contagem de C e E é muito arriscado, haja vista que, acertando 11 das 20 questões, os 9 erros acabam por se transformar em 18, uma vez que cada marcação errada anulará uma marcação certa.
Dessa forma, se a pessoa tivesse acertado as 100 questões já marcadas e fizesse da forma indicada, seria um total de 111 acertos - 9 erros - 9 anulações, dando um total de 93 acertos, 7 questões a menos do que as 100 que estavam certas anteriormente.
No mais, as dicas são excelentes. Parabéns. continuar lendo

Ainda fiquei em dúvida, rs continuar lendo

Olá Roberto. Acho que meu comentário foi um pouco confuso, rsrs. O que ocorre é que, em uma prova de 100 questões, caso o candidato responda 80 questões corretamente, restam 20 questões que o candidato não sabe, conforme eles explicaram.
Dessas 20 questões, caso o candidato as deixe em branco, não haverá penalidade alguma, permanecendo 80 acertos.
Se o candidato "chutar" as 20 questões e acertar 11 conforme disseram acima, ele passa a 91 acertos, ao invés dos 80 anteriores.
Porém, por conta dessa tentativa, o candidato também acumulou 9 erros.
De acordo com a forma de correção da Cespe, uma questão errada anula uma questão certa, então 9 erros + 9 anulações = 18 erros computados no gabarito.
Assim, teremos que pegar os 91 acertos e subtrair 18 erros, que daria um total de 73 acertos.
Então, anteriormente o candidato tinha 80 acerto deixando em branco as demais, porém, "chutando" as restantes, os acertos diminuíram para 73.
Nesse caso, é muito melhor deixar as questões em branco para não arriscar perder os pontos já ganhos.
Espero ter ficado menos confuso. rsrs
Abraços. continuar lendo