Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Instituições financeiras podem cobrar taxas em Pernambuco

há 3 anos

O Código de Defesa do Consumidor do Estado de Pernambuco proíbe as instituições financeiras de cobrarem taxas como abertura de crédito ou confecção de cadastro. No entanto, para o STF, essa regra no CDC estadual infringe a Constituição Federal, que dita que é de competência privativa da União legislar sobre a política de crédito e fiscalizar as operações de natureza financeira

O julgamento da constitucionalidade dos dispositivos da Lei estadual 16.559/2019 teve relatoria do ministro Gilmar Mendes. Em seu voto, ele mencionou a Lei Federal 4.595/1964, que atribui ao Banco Central e ao Conselho Monetário Nacional (CMN) a legitimação para editar atos normativos que disciplinem as operações de crédito.

Segundo o ministro, a Resolução 3.919/2010 do CMN inclui, entre os serviços passíveis de cobrança, o cadastro que envolva a realização de pesquisa em serviços de proteção ao crédito, base de dados e informações cadastrais e tratamento de dados e informações necessários ao início de relacionamento decorrente da abertura de contas ou da contratação de operação de crédito ou de arrendamento mercantil.

Ainda de acordo com o Min. Gilmar Mendes, os estados não podem dispor em sentido contrário à legislação federal. Logo, os artigos 31 e 33 do Código de Defesa do Consumidor de Pernambuco usurpam a competência da União para dispor sobre o crédito. Esse entendimento conquistou a maioria dos votos do STF. A única exceção foi o ministro Edson Fachin, que observou que o CDC de Pernambuco trata de direito do consumidor, o que é permitido aos estados.

  • Sobre o autorFoco em demandas envolvendo a reestruturação de passivos.
  • Publicações162
  • Seguidores22
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações31
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/instituicoes-financeiras-podem-cobrar-taxas-em-pernambuco/1146069627

Informações relacionadas

Juridieduc Conteúdo Jurídico , Advogado
Artigoshá 3 anos

A importância de analisar o Custo Efetivo Total (CET) antes da contratação de operações de crédito

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)