Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Itaúna realiza castração gratuita em animais de pessoas com baixa renda

Objetivo é diminuir população canina nas ruas sem utilização de métodos cruéis e garantindo a saúde tanto da população como dos animais

Publicado por Poliany Mota
há 10 anos

Poliany Mota

Uma parceria entre ONGs e órgãos públicos de Itaúna/MG está trabalhando na redução dos animais de rua sem o uso de práticas cruéis. A cidade acabou com a matança indiscriminada de cães e gatos e agora está realizando a castração do bichos, que ainda recebem um microchip de identificação.

O Centro de Zoonoses já começou a realizar o cadastro de pessoas de baixa renda, que recebem até dois salários mínimos, para serem beneficiadas com a castração gratuita de seus animais. As famílias interessadas no serviço devem agendar a cirurgia para seu cão ou gato no próprio Centro de Zoonoses.

De acordo com o diretor do departamento de vigilância em saúde, Antônio Delgado, antes da cirurgia será realizado um teste rápido de Leishmaniose. Com o resultado negativo, o animal já será encaminhado para a castração. “É importante frisar que a cirurgia ocorrerá por ordem de chegada. Vamos castrar entre 15 a 20 animais por semana”, explicou Delgado.

Além de exames, na data marcada o animal receberá a vacina anti-rábica, será registrado e identificado, e terá um microchip implantado. Os proprietários não precisam comprovar pobreza, mas terão que assinar documento se declarando de baixa renda, apresentar CPF e comprovante de endereço, e assinar termo de responsabilidade pelo animal.

Castração de animais de rua

Entre os dias 23 e 26 de junho a Secretária de Saúde de Itaúna realizou, no Centro de Zoonoses, as primeiras 60 cirurgias de castração em animais recolhidos nas ruas da cidade. A iniciativa foi possível através de uma parceria entre Prefeitura, Ministério Público, AIDA (Associação Itaunense de Defesa Animal) e ARPA (Associação Regional de Proteção Ambiental).

Os animais castrados estão disponíveis para adoção. Caso não sejam adotados serão devolvidos para as ruas, entretanto, não poderão se proliferar e serão monitorados através do microchip de identificação.

  • Publicações21
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações906
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/itauna-realiza-castracao-gratuita-em-animais-de-pessoas-com-baixa-renda/125578739

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns ao Município de Itaúna e aos idealizadores desse projeto por essa brilhante iniciativa. Espero que outros municípios também adotem essa medida importante para o controle da população de cães de rua e destiná-los à adoção.

Que sirva de exemplo para outros Municípios. continuar lendo

Que exemplo para outros Municípios! continuar lendo

Boa notícia!! continuar lendo

Parabéns pela postagem. Parabéns para Itaúna (MG). continuar lendo