Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Janeiro branco: Quem tem transtorno mental tem direito ao BPC?

Janeiro Branco é uma campanha de conscientização sobre a Saúde Mental. O objetivo da campanha é inspirar e engajar pessoas, organizações e autoridades a cuidar, proteger e gerenciar a Saúde Mental.

Publicado por Raimundo Ferreira
há 4 meses

Em nosso País, os direitos previdenciários para pessoas que têm algum tipo de transtorno mental ou psicológico estão previstos no sistema de Previdência Social, gerido pelo Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS).

Diante dessa realidade são assegurado benefícios destinados a apoiar pessoas que passam por este tipo de problema, dentre eles podemos citar:

Benefício de Prestação Continuada (BPC) - O BPC é um benefício assistencial destinado a pessoas idosas (com 65 anos ou mais) e pessoas com deficiência de baixa renda. Algumas condições de transtorno mental podem se enquadrar como deficiência, possibilitando a concessão desse benefício.

Aposentadoria por Invalidez - Pessoas que sofrem de transtornos mentais graves podem ter direito à aposentadoria por invalidez. Para isso, é necessário passar por perícia médica do INSS, que irá avaliar a incapacidade laboral.

Auxílio-doença - Caso o transtorno mental não gere uma incapacidade total e permanente para o trabalho, a pessoa pode solicitar o auxílio-doença. Nesse caso, é preciso comprovar a incapacidade temporária para o exercício profissional por meio de perícia médica.

Readaptação Profissional - O INSS pode oferecer programas de reabilitação profissional para segurados que, mesmo com uma limitação em suas atividades habituais, ainda podem ser reabilitados para o trabalho.

Auxílio acidente - Em casos de sequelas que reduzam a capacidade para o trabalho, mas não impeçam completamente a sua realização, pode ser concedido o auxílio acidente.

É fundamental ressaltar que, para acessar esses benefícios, é necessário seguir os trâmites legais, apresentar a documentação exigida e, muitas vezes, passar por perícia médica.

A orientação de um advogado especializado em direito previdenciário pode ser útil para garantir que os direitos do segurado sejam adequadamente respeitados. Além disso, a legislação pode mudar, então é importante verificar as informações mais atualizadas.

Fonte: Janeiro branco: mês de conscientização da saúde mental e emocional — Instituto Nacional do Seguro Social - INSS (www.gov.br)

  • Publicações46
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações168
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/janeiro-branco-quem-tem-transtorno-mental-tem-direito-ao-bpc/2122296548

Informações relacionadas

Raimundo Ferreira, Advogado
Notíciashá 4 meses

Novo Salário Mínimo e seus reflexos no BPC

Felipe Alef Advogado Criminalista, Advogado
Notíciashá 3 meses

Minha Ex Mulher entrou com uma Medida Protetiva, O que devo fazer agora?

Nascimento & Peixoto Advogados, Advogado
Notíciashá 4 meses

Plano de saúde deve cobrir Terapia ABA para tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Allan Fernandes Costa, Advogado
Notíciashá 4 meses

Reforma Tributária: Como vai ficar o Simples Nacional?

Gustavo Ferrari Advocacia, Advogado
Artigoshá 3 anos

Bloqueio, Cancelamento e Ban em redes sociais

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)