Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

JT nega a sindicato adicional de insalubridade para padeiro

há 11 anos

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) negou provimento a agravo do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Niterói (RJ) em pedido de adicional de insalubridade para um padeiro.

Segundo o sindicato, o padeiro ficava exposto ao calor dos fornos 15 minutos a cada hora de trabalho, totalizando duas horas diárias, o que estaria acima dos limites toleráveis. Mas o pedido não foi aceito pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. De acordo com a decisão, o laudo pericial confirmou que o nível de calor medido no local de trabalho (25,9ºC) era inferior ao limite de tolerância aceitável.

De acordo com a portaria NR-15, Anexo 03, do Ministério do Trabalho e Emprego ( MTE), para atividade leve, com 15 minutos de trabalho, tolera-se a temperatura máxima de 32,2ºC. Acima disso a atividade é considerada insalubre.

O entendimento do regional foi adotado pelo relator do processo no TST, ministro Mauricio Godinho Delgado. Para concluir de forma diversa, explicou, seria necessária a revisão dos fatos e provas do processo, conduta vedada pela Súmula 126 do TST. O voto do relator foi acompanhado por unanimidade pela Terceira Turma.

(Ricardo Reis/AR)

Processo: TST-AIRR-205200-72.2005.5.01.0261

O TST possui oito Turmas julgadoras, cada uma composta por três ministros, com a atribuição de analisar recursos de revista, agravos, agravos de instrumento, agravos regimentais e recursos ordinários em ação cautelar. Das decisões das Turmas, a parte ainda pode, em alguns casos, recorrer à Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SBDI-1).

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Secretaria de Comunicação Social

Tribunal Superior do Trabalho

Tel. (61) 3043-4907

secom@tst.jus.br

  • Publicações14048
  • Seguidores634425
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1008
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jt-nega-a-sindicato-adicional-de-insalubridade-para-padeiro/100675444

Informações relacionadas

JT nega a sindicato adicional de insalubridade para padeiro

Petição Inicial - Ação Adicional de Insalubridade

Consultor Jurídico
Notíciashá 11 anos

Padeiros não têm direito a adicional de insalubridade

João Leandro Longo, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Reclamação Trabalhista pelo Rito Ordinário

Martins Advogados Associados, Advogado
Notíciashá 5 anos

Padeiro e Confeiteiro tem direito a insalubridade

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)