Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz acata Requerimento do MPE e declara perda do mandato da prefeita de Pacatuba

    O Juízo de Direito da Cidade de Pacatuba acolheu totalmente o entendimento do Ministério Público de Sergipe e determinou a expedição de ofício à Câmara Municipal local, para que seja declarada a extinção do mandato da atual Prefeita de Pacatuba, Sra. Diva de Santana Melo Dias.A administradora Municipal foi denunciada e condenada, em 2008, pelos crimes de peculato e de prevaricação artigos 312 e 319 do Código Penal Brasileiro. Foi-lhe aplicada pena total de 04 (quatro) ano de prisão.

    Após vários recursos interpostos pela Prefeita, todos sem sucesso, a decisão cumpriu o trânsito em julgado, não cabendo mais qualquer irresignação. Os autos retornaram à Promotoria de Pacatuba e o Promotor de Justiça, Dr. Edyleno Ítalo Santos Sodré, requereu, baseado na Constituição Federal, a suspensão dos direitos políticos e a perda do mandato da Prefeita pela condenação.

    Requereu, ainda, a expedição de ofício para realização de Audiência Admonitória para cumprimento da pena e de ofício para a Câmara de Vereadores solicitando a declaração da extinção do mandato e, automaticamente, da posse do Vice-Prefeito pacatubense, conforme parâmetro da decisão do Pleno do Supremo Tribunal federal STF, em recurso anterior.

    O Juiz Substituto, Dr. Luiz Eduardo Araújo Portela, responsável pela decisão, determinou o imediato encaminhamento da notificação do MPE à Câmara de Vereadores para o devido cumprimento.

    De acordo com Dr. Edyleno, a Promotoria está agora atenta para que o Poder Legislativo cumpra o seu dever e o Município não sofra com uma eventual demora na substituição legal do cargo de Prefeito Municipal.

    É inadmissível que um gestor público municipal permaneça no cargo após ter sido condenado, de forma definitiva, aos crimes contra a administração pública. Precisamos agir rapidamente para reprimir a prática de condutas abusivas por parte de alguns políticos que consideram-se inatingíveis perante o Direito e a Justiça, salientou Dr. Edyleno.

    Mônica Ribeiro

    Assessoria de Comunicação MP/SE

    • Publicações2242
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-acata-requerimento-do-mpe-e-declara-perda-do-mandato-da-prefeita-de-pacatuba/2442054

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)