Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz deve fundamentar citação do réu em improbidade administrativa

    16ª Câmara do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou a juiz que fundamente a citação do réu em ação de improbidade

    há 3 anos


    A 16ª câmara Cível do TJ/RJ decidiu que juiz que determinou citação de réu em caso de improbidade administrativa fundamente o provimento judicial. O magistrado, ao analisar a admissibilidade da ação, determinou a citação sem apresentar fundamentação da presença dos indícios de prática de ato.

    Trata-se de agravo de instrumento contra decisão em ação civil pública por ato de improbidade administrativa que, após a fase preliminar, determinou a citação do réu.

    Consta nos autos que o magistrado, ao analisar a admissibilidade da ação, determinou a citação do réu sem apresentar qualquer fundamentação acerca da presença dos indícios de prática de ato improbo a justificar o recebimento da petição inicial.

    Ao analisar o caso, o relator, desembargador Lindolpho Morais Marinho, ressaltou que não só a decisão que rejeita a inicial, mas também aquela que a recebe devem ser fundamentadas pelo juiz, enfrentando os argumentos deduzidos pelas partes e expondo os motivos pelos quais entende presentes os requisitos para admissibilidade da ação.

    "Deve-se ressaltar que o dever de fundamentação não é imposto apenas pela lei de regência, construindo verdadeiro direito fundamental, previsto no art. 93, inciso IX da Constituição Federal."

    Para o magistrado, a ausência de fundamentação da decisão implica, também, violação do devido processo legal e da ampla defesa, por impedir a devida fundamentação de eventual recurso e não conhecer ao réu os motivos pelos quais o juiz entendeu pela admissibilidade da demanda.

    Dessa forma, determinou ao juiz da causa que fundamente o provimento judicial combatido.

    Atuaram no caso os advogados João Bosco Won Held Gonçalves de Freitas Filho e Letícia Bittencourt do Nascimento, do escritório João Bosco Filho Advogados

    Processo: 0027400-86.2020.8.19.0000

    Fonte: Migalhas https://www.migalhas.com.br/quentes/343375/juiz-deve-fundamentar-citacao-de-reu-em-improbidade-admin...

    • Sobre o autorAdvocacia Artesanal Moderna Especializada - Alta Qualidade Técnica
    • Publicações21
    • Seguidores14
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-deve-fundamentar-citacao-do-reu-em-improbidade-administrativa/1275858973

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)