Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Juíza ouve testemunha nos EUA por FaceTime

Segundo a magistrada, com auxílio da tecnologia resolveu-se em um mês "o que poderia levar anos".

A juíza Sandra Mara de Oliveira Dias, da 3ª vara do Trabalho de São José dos Pinhais/PR, utilizou o aplicativo FaceTime (aplicativo de transmissão de vídeo por celular) para colher o depoimento de uma vendedora residente no Estado da Flórida, EUA, arrolada como testemunha em processo trabalhista movido contra empresa aérea especializada no transporte de cargas.

A iniciativa baseou-se no novo CPC – utilizado de forma complementar ao processo do Trabalho – que permite a prática de diversos atos processuais como o depoimento das partes, a sustentação oral dos advogados e até mesmo a acareação de testemunhas por meio de videoconferência (art. 385, § 3º; art. 461, § 2º; e art. 937, § 4º).

Segundo a juíza, "se fosse realizar a oitiva pela forma tradicional, carta rogatória, seria preciso acionar um juiz dos Estados Unidos, a um custo muito alto, envolvendo tradução e uma série de procedimentos. Em menos de um mês, resolvemos o que poderia levar anos".

O aplicativo foi escolhido a partir da sugestão da própria testemunha, em razão da facilidade de realizar o procedimento pelo telefone celular. A cópia do documento de identidade da vendedora, exigida para juntada ao processo, foi enviada por correio eletrônico.

Fonte: Migalhas, 12/09/2016

  • Sobre o autorContencioso e consultoria
  • Publicações10
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações587
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiza-ouve-testemunha-nos-eua-por-facetime/382854069

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns à juíza, e que abra um precedente para muitos outros que carecem de celeridade e efetividade para que a Justiça seja feita. Em pleno ano de 2016, com tantos recursos tecnológicos disponíveis, onde todos carregam um computador no bolso é anacrônico admitir-se "Carta Rogatória". Bravo magistrada. continuar lendo

os burocratas devem estar desesperados com tal atitude continuar lendo

Temos também outros aplicativos como o Skype, que é pioneiro na comunicação e no meu ver vai ser muito útil! continuar lendo