Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Júri para homem acusado de tentar matar a ex-mulher e atear fogo em sua casa

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 9 anos

    A 3ª Câmara Criminal do TJ confirmou sessão do Tribunal do Júri para julgar um homem acusado de tentar matar sua ex-companheira e quatro pequenos enteados ao provocar deliberadamente incêndios na residência das vítimas. Os autos informam que foram duas tentativas, ambas fracassadas somente por intervenção de terceiros.

    Na segunda oportunidade, aliás, o réu teria escalado o segundo piso da casa, invadido o quarto da ex e tentado matá-la, primeiramente por asfixia, depois desferindo duas facadas. Novamente a intervenção de um amigo da família que por lá dormia impediu o pior e possibilitou que a mulher fosse atendida com rapidez por médicos. O homem responderá por homicídio duplamente qualificado, na modalidade tentada, e também pela prática de crime contra a incolumidade pública por duas vezes.

    A defesa argumentou que o homem agiu em legítima defesa e que sua ex-companheira era conhecida na comunidade justamente por seu comportamento agressivo. O desembargador substituto Leopoldo Augusto Brüggemann, relator do recurso, disse que o réu não trouxe prova que pudesse tornar mais forte a tese de legítima defesa. Lembrou que a vítima estava separada há três meses do acusado e ainda detinha medida protetiva em seu favor, no sentido de impedir a aproximação do réu.

    Acrescentou que só a palavra do réu não permite reconhecer o instituto. "O juiz somente desclassifica a infração penal, cuja denúncia foi recebida como delito doloso contra a vida, em caso de cristalina certeza quanto à ocorrência de crime diverso daqueles previstos no art. 74, § 1º, do CPP - homicídio doloso, simples ou qualificado; induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio; infanticídio ou aborto", explicou Brüggemann. A decisão foi unânime (RC n. 2014.064949-6).


    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações241
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juri-para-homem-acusado-de-tentar-matar-a-ex-mulher-e-atear-fogo-em-sua-casa/188868083

    Informações relacionadas

    Dr Daniel Pinheiro, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Roteiro Tribunal Do júri. Instrução para Advogados e Acadêmicos.

    Pedro Gabriel, Estudante de Direito
    Artigoshá 2 anos

    Relatório de um Júri...

    Naiara Cordeiro, Estudante de Direito
    Artigoshá 4 anos

    O homicídio passional e a sua conexão com o crime de feminicídio.

    Uruguaiana: condenado à pena máxima homem que matou ex-companheira grávida

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)