Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Júri simulado condena redução da maioridade penal

    há 9 anos

    A presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da OAB-PE, Mariângela Soares Pereira, participou do júri simulado promovido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na manhã da segunda-feira, dia 13. A redução da maioridade penal de 18 para 16 anos foi o tema do encontro, que promoveu uma votação eletrônica entre a plateia. No final, 73% dos 327 votantes foram contra a redução da maioridade.

    A advogada Mariângela Soares Pereira foi uma das juradas. O debate, organizado pela Coordenadoria da Infância e Juventude, em parceria com a Escola Judicial do TJPE, foi aberto pelo presidente do Tribunal, desembargador Frederico Neves, e presidido pelo desembargador Ricardo Paes Barreto, diretor da Escola Judicial. O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Isaltino Nascimento, também participou da abertura da sessão, sediada no Auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A realização do júri simulado sobre redução da maioridade penal também marcou os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

    O desembargador Luiz Carlos Figueiredo; a advogada do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares, Manuela Magalhães; e o deputado federal Tadeu Alencar foram os debatedores que apresentaram os argumentos contrários à redução. Já o desembargador Bartolomeu Bueno; o advogado Moacir Veloso; e o deputado federal Gonzaga Patriota, argumentaram favoravelmente à mudança constitucional.

    Das instituições convidadas, votaram contra a redução os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress), Psicologia (CRP) e Medicina (Cremepe); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE); Sindicato dos Bancários de Pernambuco; Arquidiocese de Olinda e Recife; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); e Grande Recife Consórcio de Transporte. Foram favoráveis a redução a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Pernambuco (Adeppe), a Convenção da Igreja Batista e a Associação de Notários e Registradores de Pernambuco (Anoreg). Durante a tarde, um grupo fez passeata nas ruas do Centro do Recife em comemoração aos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e contra a redução da maioridade penal.

    “A redução da maioridade penal, além de ser um retrocesso civilizatório, configura uma violação à cláusula pétrea da Constituição Federal”, afirmou o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves.

    • Publicações2322
    • Seguidores108
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações97
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juri-simulado-condena-reducao-da-maioridade-penal/221724194

    Informações relacionadas

    Questões Inteligentes Oab, Agente Publicitário
    Notíciashá 8 anos

    Redução da maioridade penal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)