Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Julho de 2024

Redução da maioridade penal

A redução da maioridade penal resolve o problema da delinquência juvenil no Brasil?

há 8 anos

Assunto extremamente polêmico, a redução da maioridade penal divide opiniões. Entretanto, mesmo os que são a favor da redução da maioridade penal concordam que a falta de condições socioeconômicas contribui para o aumento da delinquência de menores.

Reduo da maioridade penal

Entenda o caso.

A aprovação da redução da maioridade penal em crimes graves

Em 19 de agosto de 2015, a Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondo (estupro ou latrocínio), homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

A proposta, entretanto, sofreu alterações em seu texto original. A emenda que foi apresentada originalmente ao Plenário e é de autoria dos deputados Rogério Rosso e André Moura, e incluía outros crimes como o tráfico de drogas, terrorismo, tortura, roubo qualificado, entre outros, mas foi rejeitada.

De acordo com as disposições da PEC aprovada, os jovens de 16 e 17 anos que praticarem os crimes mencionados deverão cumprir suas penas em local separado dos outros adolescentes que cumprem penas da ordem socioeducativas e dos maiores de 18 anos.

Os prós e contras à redução da maioridade penal

Mesmo após a aprovação da PEC, os protestos tanto a favor quanto contra continuaram. Seus defensores e opositores elencam várias razões na tentativa de continuar o debate e eliminar o mal pela raiz.

Vejamos a seguir alguns desses argumentos.

  • Pró-redução da maioridade penal
  • O principal argumento dos defensores da redução da maioridade penal é que adolescentes de 16 e 17 anos sabem diferenciar o certo e o errado. Esse discernimento faz com que cometer o crime seja uma escolha e, por isso, devam sofrer consequências por seus atos.
  • Outro argumento forte é que, por causa da impunidade dos adolescentes de 16 e 17 anos, criminosos perigosos usam esses jovens para cometer os piores crimes. Sendo assim, há um aumento da violência.
  • Os Estados Unidos e alguns países da Europa já praticam a punição para menores, inclusive para crianças que cometem crimes hediondos.
  • Outro ponto é que as punições atuais para menores de 18 anos são muito brandas, o que facilita a reincidência dos delitos e dos crimes mais graves.
  • Uma estatística apontada pelo Datafolha em 2015 indica que 87% da população brasileira é a favor da redução da maioridade penal. Isso não quer dizer que a maioria esteja correta, mas sinaliza uma insatisfação importante com as punições exercidas até aquele momento.
  • Contra a redução da maioridade penal
  • O argumento principal é o mesmo que iniciou esse texto. Somente com educação e a oferta de condições socioeconômicas favoráveis é que o problema da delinquência juvenil poderá ser controlado ou até eliminado de vez.
  • Uma vez inserido no contexto prisional brasileiro, dificilmente o jovem conseguirá se inserir novamente na sociedade. A probabilidade é que o jovem saia da cadeia mais perigoso do que quando entrou. A probabilidade de reincidência criminal é de 70%.
  • O jovem não tem o discernimento de um adulto e está em uma fase de desenvolvimento psicológico diferente.
  • A redução da maioridade penal somente atingirá os jovens que vivem em condições mais precárias. Os jovens de classes mais altas terão condições defesa.
  • A redução não diminui a violência.

Apesar da aprovação da PEC, o debate permanece. A questão se a redução da maioridade penal é viável vai contribuir para moldar a juventude brasileira do futuro.

Baixe agora o e-book gratuito com os 4 Passos para Aprovação na OAB.

Fonte: Blog. ExamedaOAB. Com

  • Publicações799
  • Seguidores1425
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações109363
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reducao-da-maioridade-penal/364174845

Informações relacionadas

Paulo Moleta, Advogado
Notíciashá 9 anos

18 razões CONTRA a redução da maioridade penal

Moema Fiuza, Advogado
Artigoshá 9 anos

18 razões para não reduzir a maioridade penal

DellaCella Souza Advogados, Advogado
Notíciashá 10 anos

Todos os países que reduziram a maioridade penal não diminuíram a violência

Luiz Flávio Gomes, Político
Artigoshá 11 anos

Eu e 93% da população somos a favor da redução da maioridade penal”, diz juiz da infância da BA

Felipe Freitas, Advogado
Artigoshá 5 anos

Dados da Criminalidade Juvenil no Brasil Atual

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Renan Lopes
8 anos atrás

Bom, eu com 12 anos já tinha discernimento do que era certo e errado graças a educação que recebi da minha família. continuar lendo

José Roberto PRO
8 anos atrás

Existe todo um aparato judicial para efetuar julgamentos um a um, caso a caso.
Reduzir a idade penal, não resolve. A solução (mesmo assim fraca) seria eliminar esse impedimento e julgar cada caso.
Não acredito que algum juiz venha a condenar uma criança que se mostre incapaz de entender uma determinada situação em que tenha se colocado como autora. continuar lendo

Mateus Cachoeiro
8 anos atrás

Tudo bem, na minha opinião acho que seria uma boa ideia reduzir a idade penal, mas implementar leis mais severas para inibir e cria um Estado gerador de oportunidades, ai que não aceitasse uma das duas teria a opção da pena, pois somos nos quem fazemos a nossas escolhas e idade não justifica erros. continuar lendo

Gabriel Costa de Lima
5 anos atrás

Olha, um ótimo tema abordado, apesar das irrelevância do país, o Brasil não tem condição de abranger essa lei, apesar de ser boa, mas em outros casos nem tanto. Porque a desigualdade social ainda é muito grande, e a corrupção vai valorizar mais a classe social de melhor status continuar lendo