Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça analisa pedido de aluno de matricular-se na UEA sem ter concluído o Ensino Médio

    A matéria foi discutida nas Câmaras Reunidas, em sessão desta quarta-feira (16).

    há 11 anos

    Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), durante sessão das Câmaras Reunidas desta quarta-feira (16), analisaram o Agravo de Instrumento de nº 2012.000929-4, que trata da decisão judicial que concedeu matrícula em curso de graduação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) a aluno que não havia concluído o Ensino Médio.

    A matéria volta à pauta das Câmaras na próxima semana, dia 23, devido ao pedido de vista do desembargador Domingos Chalub, que solicitou mais tempo para analisar o processo e proferir seu entendimento sobre a questão.

    O voto do relator do processo, desembargador Mauro Bessa, é pela não efetivação da matrícula do candidato ao curso de Direito da instituição e cita a lei nº 9.394/96, que exige a comprovação de conclusão do Ensino Médio ou equivalente para ingresso em curso de graduação decorrente de previsão legal. Segundo o relator, não é licito efetivar a matrícula sem o preenchimento desse requisito, estabelecido pelo art. 44, II, da Lei nº 9.394/96.

    "Não se pode conceber que aprovação no exame vestibular antes do término do Ensino Médio, por si só, seja uma prova hábil a demonstrar a capacidade já atingida pelo estudante para iniciar um curso superior", destacou o desembargador.

    No voto, o relator cita ainda uma decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Castro Meira, em que manifestava-se sobre a importância do diploma do Ensino Médio. "O ensino em todos os seis graus (Fundamental, Médio e Superior) envolve também sociabilização e amadurecimento adquiridos tão somente com a frequência efetiva dos alunos à escola e com a participação nas atividades propostas, valores esses que devem ser perseguidos com afinco em nossa sociedade moderna, na qual, como se sabe, a dispersão de dados e o amplo acesso à informação decorrentes dos avanços tecnológicos não garante em absoluto a formação plena do cidadão".

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-analisa-pedido-de-aluno-de-matricular-se-na-uea-sem-ter-concluido-o-ensino-medio/100295239

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)